Avançar para o conteúdo principal

Estou triste com a Bébécas

Ela é um doce, a minha paixão, essas coisas todas, mas como ninguém é perfeito, ela tão pouco o é.

Tem uma forma de lidar com os brinquedos que por vezes não me agrada; tudo bem, eu fui sempre muito zelosa com as minhas coisas, tenho brinquedos com 30 e tal anos com os quais me fartei de brincar e parece que saíram ontem da loja...não era de estragar, raramente o fiz.

A minha filha é quase o oposto, não sei se por herança genética do outro lado, ou que seja uma característica mesmo dela - mas tem umas certas aptidões para estragar, destruir, sei lá com que intuito.

Não tenho por hábito esconder as coisas para ela não mexer; quando ela chegou, já tudo estava nos seus devidos sítios e a curiosidade dela tem que se adaptar ao meio que a rodeia e não o contrário.
Mas a tendência dela em desmontar os brinquedos, forçar as bandoletes até as partir, torcer as hastes dos meus óculos graduados e de sol (ainda não torceu as dos dela porque tive que os segregar), deitar coisas no lixo, entre as quais uns brincos de ouro meus que tenho desde miúda oferecidos pelos meus avós (e que nem sei como os consegui recuperar)...ela faz de tudo.

Mas tenho também o reverso; porque mal tiramos a fralda ela vai a correr colocá-la no lixo, limpa os pés no tapete, sabe que a mamã não quer que os sapatos estejam em cima dos sofás e das cadeiras e quando a dispo ao chegarmos a casa para lhe ir dar o banho, ela vai a correr pôr a roupa dentro da máquina - curioso porque eu a coloco sempre no cesto e quando o mesmo enche faço a separação da roupa e aí sim, ponho-a a lavar.
Mas ela já entendeu e apreendeu que a roupa suja vai para a máquina...mas...não só...se por algum motivo entende que um dado boneco está encardido, lá vai ele para a máquina; já sabe que a loiça da máquina é para arrumar nos seus lugares, e como ainda só chega à gaveta dos talheres, por mais do que uma vez foram talheres por lavar para a gaveta...e um sorriso inocente a dar conta de que tinha feito um excelente trabalho e tinha ajudado a mamã.

É de facto uma faca de dois gumes esta característica da minha bebé, mas gostava muito que ela valorizasse mais as coisas, os brinquedos e afins, porque o acto de estragar por si só, aflige-me.

Curiosamente há 2 semanas atrás quando a deixaram perder um dos bebés dela, na altura não deu muita importância, pois que desde esse dia, não há dia que não me pergunte pelo bebé, e que lhe quer ir dar banho...eu já fui à loja que o vende e para piorar só o vendem em pack's, ou com a banheira e a cadeira da papa (que é o conjunto dela), ou com o carrinho e a espreguiçadeira (que ela também já tem) - portanto, era uma vez um boneco.

Talvez aproveite essa deixa para que ela entenda que quando estraga as coisas, jamais as voltará a recuperar, mas para uma cabecinha de 2 anos isto é muito complicado, muito mesmo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Já começo a sentir o cheiro a férias...

Embora esteja a braços com uma bela gripe de Verão; antes agora, do que daqui a uns dias.