Avançar para o conteúdo principal

Definitivamente não celebro

Faz-me uma confusão imensa estas festividades da Páscoa e por aí.

Recrear a Via Sacra, a Paixão...seja lá o que for, é do mais inoportuno que se possa imaginar.

Celebrar a vida, é legítimo. Agora relembrar ano após ano o tormento da Via Sacra, da crucificação e morte, não me parece um bom princípio.
Não me parece um bom princípio porque sobretudo para quem foi educado segundo os pressupostos Judaico-Cristãos é tudo um bocado disparatado. Já ver a imagem de Cristo crucificado é deprimente, agora estar-se 3/4 dias a celebrar uma coisa que afinal só importa a parte da ressurreição, tenham dó.

É tudo muito bizarro nos meandros da fé e da Igreja.

Imagino só a dor que aquelas senhoras mesmo muito beatas e fervorosas defensoras de todos os pressupostos da Igreja sentirão por alturas da Páscoa, sobretudo se já tiverem perdido um filho. Deve ser uma dor e um tormento que poderiam ser evitados, enfim, não me faz qualquer sentido...mas respeito.

Lamento é não ser pessoa de desejar uma boa Páscoa aos amigos, porque de facto para mim, não faz qualquer sentido.

Portanto e com o devido respeito transformei-o há muito num rito pagão, nada a haver com o Cristianismo, em que gosto de oferecer uma gracinha aos pequenitos que fazem parte da minha vida. Isto se tiverem boas notas no fim do 2º periodo!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Já começo a sentir o cheiro a férias...

Embora esteja a braços com uma bela gripe de Verão; antes agora, do que daqui a uns dias.