Avançar para o conteúdo principal

Sim, reclamo amiúde é verdade

Mas sempre que o faço, seja em que contexto for, tenho 300% de razão. Desde os aspectos mais pessoais até aos institucionais, a verdade é que nem sequer sou pessoa para reclamar à primeira. Tenho o chamado pavio curto, é certo, mas dou sempre o benefício da dúvida, até que me canso e...reclamo!

A minha saga com o Condomínio daqui a nada ultrapassa a saga das obras para a finalização da Sagrada Família. Em cada coisa que mexo, sai confusão e daquela pesada, chatinha e que só me faz perder o meu rico tempo.

Ah e tal, os edifícios têm que ser reparados de 10 em 10 anos; as autarquias podem multar e dão prazos reduzidos para se regularizar e aplicam coimas.

Pois muito bem, e será que eu como munícipe também posso aplicar uma coima à Câmara Municipal por ter dado entrada no passado mês de Novembro com o pedido de autorização de colocação dos andaimes na via pública e 3 meses volvidos ainda continuar à espera!? Acaso sabem que os orçamentos para este tipo de obra têm validades reduzidas, deu-se uma mudança de ano civil e os preços aumentam?
É curioso que a partir do momento em que recebo a notificação para pagar o IMI, tenho no máximo 25/30 dias para o liquidar, nos anos em que a coisa corre bem, porque a minha mãe por exemplo no ano passado recebeu uma das notas de cobrança 8 dias antes do fim do prazo.

Ah e tal, mas os proprietários sabem quais as épocas legais para pagar os seus impostos municipais! Sabem!? Eu não tenho que saber nada, tenho sim que ser notificada e dispor de um prazo útil e legítimo para pagar, tal como considero bastante ilegítimo o prazo de retorno, por exemplo de respostas, reembolso de impostos e afins.

Outro exemplo - o meu condomínio foi notificado que seria realizada em Novembro uma vistoria porque determinado condómino tinha água a pingar do tecto e decidiu solicitar uma peritagem à Câmara; fomos notificados com cerca de 3 semanas de antecedência. Tudo bem, dito e feito. Também já passaram 3 meses e o resultado da Vistoria não chegou! Já enviei 2 emails a solicitar a porcaria do parecer (que eu por portas e travessas já conheço) para que conste no arquivo do condomínio e....guess what!? Nada. Ao primeiro ainda recebi a resposta tipo de que o mesmo tinha sido reencaminhado para o Departamento responsável, acerca do recordatório continuo encostadinha à espera.

Merecem ou não uma missiva ligeira a questionar o porquê desta falta de consideração pelos Munícipes? Merecem ou não que os chateie com mais uma cartinha que têm que registar e perguntar-lhes se por acaso os meus impostos municipais também têm sido pagos com este tipo de delay? É curioso que não me lembro de ter até ao momento qualquer Execução em meu nome por parte desta Entidade, ou de outra qualquer.

E por fim, merecem ou não que essa simpática missiva que lhes vou enviar, vá com o conhecimento da TVI, do Correio da Manhã e de um Provedor qualquer?

PS: O que me aborrece é que como vivemos neste sistema de coisas eu vou ter que me calar até ter de facto as obras a andar, não vão estes senhores, meio chateados comigo, isto porque não conhecem a minha beleza obviamente, aplicar-nos ainda por cima uma multa por inexistência de obras nos últimos anos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Já começo a sentir o cheiro a férias...

Embora esteja a braços com uma bela gripe de Verão; antes agora, do que daqui a uns dias.