Avançar para o conteúdo principal

Projeto de museu no Checkpoint Charlie gera controvérsia - Mundo - Notícias - RTP

Projeto de museu no Checkpoint Charlie gera controvérsia - Mundo - Notícias - RTP

Muito sinceramente concordo que o Checkpoint Charlie, da forma como está actualmente, não faz jus ao que milhares de pessoas passaram ao tentar passar o muro.

Mas também seré essa a ideia? De prolongar o sofrimento e o rancor até para os turistas? É dúbio, e complexo de analisar.

Faço parte dos milhares de turistas que já lá estiveram, tirei fotos "divertidas" em pleno Checkpoint, comprei o chapéu do Exército Vermelho...mas de facto e talvez pela forma como o próprio "monumento" está enraizado naquela rua, não foi ali que senti o verdadeiro peso da História.

Senti muito mais esse peso ao visitar Berlim Oriental e compará-lo com Berlim Ocidental, uma fotografia emblemática com a linha que identificava o muro exactamente no meio do meu corpo, e todas as diferenças sociais com que me deparei de os que estavam de um lado, face ao outro.

No fundo, acho que o próprio "Muro" e os museus particulares alusivos ao mesmo, acabam por causar um maior impacto do que o Checkpoint Charlie que ao longo dos tempos acabou por ficar completamente banalisado.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Já começo a sentir o cheiro a férias...

Embora esteja a braços com uma bela gripe de Verão; antes agora, do que daqui a uns dias.