Avançar para o conteúdo principal

Museu Colecção Berardo e o (S.) Valentim

Como apreciadora da arte e suas manifestações, não podia ter deixado de visitar a Colecção Berardo no CCB.

Para quem ainda não teve oportunidade, aconselho vivamente; é uma boa colecção em cuja exposição estão patentes obras de arte tendencialmente americanas e europeias, passando por vários estilos e conceitos, tais como, o Surrealismo, a Pop Art, a Arte Minimalista, a Abstracção, entre outros.
A forma como a exposição foi concebida, proporciona-nos um caminhar pelo percurso histórico das manifestações artísticas lá patentes de uma forma cronológica, o que nos ajuda a entender melhor as várias correntes.

Foi com grande satisfação e emoção que admirei algumas obras de Picasso, Dali, Andy Warhol, Paula Rego, entre tantos outros, mas aconselho mesmo uma visita. Vale a pena.

Mas eis que o Museu preparou uma surpresa para os apaixonados; achei a ideia muito interessante e resolvi partilhar. "As mais belas histórias de Amor" - os mentores do museu pegaram no tema do Amor e resolveram criar uma exposição dentro da exposição (um conceito confuso) dedicada a este tema e à forma como os génios da arte o exploraram.

Não me posso esquecer da profunda paixão que Salvador Dali nutria por Gala e da forma como a transpunha para as suas obras; Picasso por Olga...e tantas outras paixões vividas no mundo da arte.

Pois bem, para quem anda em clima de romance e gosta de arte...tem um pleno, aproveitem e visitem o Museu até ao dia 15 de Fevereiro e deixem-se levar pelas emoções.
Se não andam em clima de romance...visitem na mesma, nunca se sabe quem se pode lá encontrar.

À noite, nada como um fantástico e romântico jantar. Mas por favor, a era dos peluches com o coraçãozinho no meio e com a frase I LoveYou já foi moda no século XX. Haja imaginação.

Comentários

Unknown disse…
Bom, polémicas à parte, com os interesses monetários do Srº Berardo e a sua "chantagem" ao governo, o museu e a sua colecção, são de facto espectaculares e merecem toda a atenção e tempo que possamos dispensar a visita-lo, é uma oportunidade única de se ver num só sítio tanta arte contemporanea e com tão grande qualidade.
Reconheço que já fazia falta em Portugal um museu com estas características, tal como os outros países têm, dando por exemplo o "Reina Sofia" em Madrid ou o "Tate" em Londres. Em relação à exposição dentro da exposição, é uma ideia engraçada aproveitar o tema do São Valentim e dia dos namorados para fazer essa mostra.
Beijo
Pipas
Anónimo disse…
Infelizmente, por razões alheias à minha vontade, ainda não fui visitar a Colecção Berardo exposta no CCB.
Já me disseram que é muito interessante, pois está cheia de peças únicas.
E agora que falas dessa exposição dentro da exposição, deixaste-me curioso...

Mensagens populares deste blogue

Já começo a sentir o cheiro a férias...

Embora esteja a braços com uma bela gripe de Verão; antes agora, do que daqui a uns dias.

Ritz - Quinceañera

 Mas como é que já se passaram 15 anos desde aquele dia em que finalmente a conheci e senti que já a conhecia desde sempre. Não a ela em si, mas à essência dela, à presença dela em mim. Bem que dizem que os filhos são sangue do nosso sangue, carne da nossa carne e senti que uma parte de mim se havia desprendido e estava pronta a desbravar terreno, desenvolver-se, superar-se e ser uma muito melhor versão dos seus ascendentes. Aí estava a minha borboleta, a minha Tinkerbell, a minha Bébécas, a riqueza de sua mãe, o pequeno demónio, a princesa....a Ritz. O livro em aberto que a cada dia ganha mais páginas, o amor puro, o orgulho, por vezes a minha falta de paciência para a sua desafiante adolescência e a reinvenção diária de mim própria e de como lidar com este ser do mundo. 15 anos de ti, 15 anos de nós e a certeza de que sem ti a minha vida teria o maior dos sonhos por realizar, porque sempre desejei ser tua mãe, mesmo antes de existires. Muitos Parabéns Filhota e que estes 15 anos ...