Avançar para o conteúdo principal

S. Luis do Maranhão

Há locais no Brasil que quero muito conhecer e espero fazê-lo muito em breve, mas um local em especial povoa o meu imaginário e é sem dúvida S. Luis do Maranhão e os seus lençóis de areia, uma paisagem maravilhosa a perder de vista.

O curioso é que desconhecia, ou pelo menos não me lembro de ter sido referido nos meus tempos de liceu que o Sermão de Santo António aos Peixes foi exactamente pregado pelo Pe. António Vieira em S. Luis do Maranhão.

Conheço perfeitamente o sermão mas ou a minha memória me atraiçoou, ou desconhecia mesmo esta curiosidade.

"Pudera-se fazer problema; onde há mais pescadores e mais modos e traças de pescar, se no mar ou na terra? E é certo que na terra. Não quero discorrer por eles, ainda que fora grande consolação para os peixes; baste fazer a comparação com a cana, pois é o instrumento do nosso caso. No mar, pescam as canas, na terra, as varas, (e tanta sorte de varas); pescam as ginetas, pescam as bengalas, pescam os bastões e até os ceptros pescam, e pescam mais que todos, porque pescam cidades e reinos inteiros. Pois é possível que, pescando os homens cousas de tanto peso, lhes não trema a mão e o braço?! Se eu pregara aos homens e tivera a língua de Santo António, eu os fizera tremer."

Pe. António Vieira

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Já começo a sentir o cheiro a férias...

Embora esteja a braços com uma bela gripe de Verão; antes agora, do que daqui a uns dias.