Avançar para o conteúdo principal

O "exame" de Português do 4º ano

Não vou tecer grandes considerações à questão dos exames no 4º ano, a não ser que por acaso até concordo que os façam, não faz mal nenhum às crianças, muito pelo contrário.

Se eu tivesse feito, na minha altura exames mais cedo do que aos 17 anos, com o peso adjacente de ali se decidir se entrava para a Faculdade ou não, teria ido muito mais tranquila do que fui, com receio do bicho-papão e de por um ou dois lapsos perder uma oportunidade na minha vida. Mas confesso que custou a primeira prova, depois de ver o que era aquilo e que não passava de uma simples avaliação do que eu deveria ter aprendido, foi tudo muito tranquilo.

Acerca do exame de Português da passada terça-feira, já ouvi de tudo, desde que foi muito fácil, até dizerem que saíram perguntas obscuras e absurdas e como me prezo por gostar do meu idioma e de ter sido uma das minhas disciplinas de eleição desde sempre, resolvi coscuvilhar; não estava em crer que pusessem
na mesma rede determinados conceitos de tamanha dificuldade para crianças de 9/10 anos. Enfim, quer-se gerar a histeria colectiva.

O exame quanto a mim nem chega a ser de Português propriamente dito, mas de interpretação do idioma que constitui a nossa língua materna e espero sinceramente que quando chegar a altura da minha Bébécas para meu orgulho ela me responda a um exame destes "com uma perna às costas", pois o grau de dificuldade ao nível de uma criança que vai para o 5º ano, é quase nulo.

Prova de Português Caderno I e Caderno II.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Já começo a sentir o cheiro a férias...

Embora esteja a braços com uma bela gripe de Verão; antes agora, do que daqui a uns dias.