Avançar para o conteúdo principal

Dilemas de Encarregada de Educação

 Eu gosto de ser mãe, e sobretudo gosto mesmo muito de ser mãe dela. E gostaria de ser de todos quantos a bênção da maternidade me tivesse agraciado. Mas não é fácil, de todo.

E a minha filha não é uma criança fácil. Parece aos mais incautos e ela também sabe como e quando se deve comportar bem...de um modo geral vá. Comigo, decidiu tirar-me o chão, o céu e a paciência, tudo junto em modo catástrofe natural. Mas no meio da hecatombe, diz que me ama, com aqueles olhos de Basset Hound e boca em formato rissol. Os olhos mais ternos e com sentimento, e eu, deixo-me levar e ela já percebeu o meu ponto fraco e faz algumas vezes o que quer.

O que ainda resulta é a retirada de privilégios, porque o par de berros, o "vais levar uma palmada" que ela sabe que esta mão gigante nunca lhe assentou e os avisos de que o Natal e as festas de anos estão próximas, não surtem grandes efeitos.

Obviamente que não me deparo com o tormento diariamente...mas quase.

Ontem teve que sair a vertente educação, mas só à terceira chamada de atenção é que deixou de ser audível, pelos menos aos meus ouvidos, a blasfémia.

Vejamos, a Profª de Francês parece-me demasiado crente, na minha humilde opinião. Primeiro ano em contacto com o idioma, 2 aulas por semana creio eu e mandar trabalhos de casa em audio em francês, com a rapidez com que eu falo português, parece-me excessivo. As crianças pura e simplesmente não entendem e a minha filha não é dotada de uma réstia de paciência, e põe-se aos gritos com o tablet e com o laptop. Só quando passa à fase de menor excitação é que me dirijo a sua Excelência Reverendíssima e tento ajudar. Da primeira vez foi o sururu:

"Então tu sabes francês, percebes tudo o que a professora está a dizer e não foste capaz de me dizer?"

Lá lhe expliquei que o facto de ela estar a ouvir um audio e eu estar na minha vida, não me permite meter-me em confusões e que lá em casa, quando se precisa de ajuda, pede-se com educação.

Ok, pediu ajuda. Calmamente lá a fiz ouvir os áudios com presença de espírito e escuta activa e 3 minutos depois lá me disse que já percebia tudo. Agradeceu a minha ajuda, ainda disse pelo meio "bolas Mãe, tu és mesmo inteligente, não há uma matéria que eu peça ajuda que tu não saibas", eu a sorrir e a pensar que vai ser lindo quando chegarmos à Física Quântica e, entre-dentes, vocifera o seguinte:

"Sinceramente não sei como é que os meus colegas burros vão conseguir fazer estes trabalhos!"

Veio a voz da ética e da moral - a mãe.

"Ouve lá Rita, eu já não te disse que não te admito esse tipo de consideração acerca dos outros!? Ou então ficas na mesma base, sem o meu "empurrão" não conseguirias fazer, e nesse caso, também eras burra, é isso?"

"Não é isso mãe, mas eu tenho colegas que são mesmo burros. Mesmo que tu fosses ajudar eles continuavam a ser burros!"

....e eu que detesto este tipo de catalogação, insulto gratuito e pré-concebido, ainda para mais vindo da minha filha a quem trato de dar bons exemplos e valores!?

Saiu a brutalidade materna: "Se eu te volto a ouvir a dizer que os teus colegas são burros ou, pior ainda, se me chega aos ouvidos que o fizeste, prepara-te porque vais ter vários problemas e muito piores do que podes imaginar!

Fico aturdida com os desvios, quando a nossa postura em casa não é esta. É uma miúda super solidária, mas depois tens estes revezes que tanto me entristecem.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Já começo a sentir o cheiro a férias...

Embora esteja a braços com uma bela gripe de Verão; antes agora, do que daqui a uns dias.

Portugal, aquele tal Estado laico que nos enfia pelos olhos e pela alma dentro os desígnios da suposta fé Católica

 Eu aprecio o Papa Francisco e respeito quem tem fé, quem acredita. Deus pode ser adorado de várias formas, mas o fausto e a sumptuosidade da Igreja Católica não são de todo o que vem nas Escrituras. E defendo que cada vez mais deveriam eclodir os valores da humildade e do amor ao próximo e sobretudo canalizar a riqueza para onde ela é mais necessária. Sejam verbas da Igreja, dos fiéis ou do Estado, e nesse Estado também entro eu, acho vergonhoso o aparato que tem uma jornada destas. A sua essência é um bluff.  Sejam jovens, adultos, ou idosos, a clara maioria dos envolvidos nesta epopeia não vale nada, não faz nada para que a sociedade em que vivemos seja melhor. Porque pouco faz no seu “quintal”, para com as pessoas com que se cruza, para com o vizinho do rés do chão, para com a/o namorada/o que dizia amar como jamais amou alguém e no dia seguinte, o melhor que tem para dar é…ghosting; para com os avós, os tios, os pais…ou um desconhecido que precisa desmesuradamente de ajuda. As cri