Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de junho, 2019

Quase deixava passar a efeméride

9 anos atrás - o dia das 40 semanas de gestação completas and counting . A miúda não havia meio de nascer. E eu, bom, uma grávida elegante, com mais de 4kgs de gente hospedados na barriga, mas um farrapo humano. Mas até os farrapos se remendam e voltam a ganhar vida.

Talvez seja a minha vontade de retomar os saltos altos

E perdi-me a olhar para estas sandálias...

Também desenvolveu

já depois de chegar a casa, uma tremenda dor de ouvidos. Até pode amanhã vir a desenvolver uma otite a sério, mas conheço a minha filha tão bem ao ponto de saber que hoje, é mal de que não padece, graças ao Senhor. Mas lá fui buscar uns cotonetes com um medicamento inovador descoberto justamente aqui no bairro, ou seja, embebidos em água morna, uma limpeza da cavidade auricular, por forma a possibilitar que o organismo assimilasse o tal antibiótico milagroso e esperar que resulte. Meia hora depois disse que já estava bem melhor. Oremos!

Regressou acompanhada por Lucifer

Passei 2 dias sem ela, saudades qb e sempre com ela no pensamento. Fui buscá-la, vinha trombuda de cansaço e com um péssimo feitio. Já lhe dei meia dúzia de berros e dei comigo a pensar que o maldito acampamento poderia ter durado mais 1 dia. E ser mãe também é isto. Um turbilhão de sentimentos contraditórios. Quando estão com mau feitio desejamos que vão para longe, mas se estão longe, contamos os minutos para os termos por perto.

Oasis - Wonderwall (Official Video)

Para uma mulher ter desejos, não precisa estar grávida

Hoje acordei com desejos. Pairavam na minha cabeça macarons deliciosos e coloridos e, para mim, macaron = Ladurée. Não há hipótese, são mesmo os melhores. Hoje deleitei-me com um de maracujá e só de me lembrar do prazer que senti a degustá-lo, volta a crescer-me água na boca e começo inevitavelmente a salivar. Há de facto prazeres na vida que não têm preço.

É para ter medo, muito medo...

O FBI publicou uma listinha com os 3 signos do zodíaco considerados mais perigosos, baseando-se num estudo que fizeram na sua interessante base de dados, em torno dos criminosos capazes dos crimes mais hediondos. E eis que os 3 signos associados aos piores dos piores são: Caranguejo, Escorpião e Sagitário. Relativamente ao Escorpião, bom, os nativos deste signo sempre tiveram a sua fama. Caranguejo e Sagitário somos respectivamente a minha filha e eu, portanto se nos dedicarmos ao crime, ainda vamos ser famosas, ainda que pelos piores motivos.

Congrats Teacher

Foi minha professora no primeiro ano de curso, há mais de 20 anos atrás. Novíssima, um pouco tímida e muito querida. Fiquei feliz por saber desta nomeação. É uma mulher de garra. https://expresso.pt/sociedade/2019-06-26-Helena-Carreiras-vai-ser-primeira-mulher-diretora-do-Instituto-de-Defesa-Nacional?fbclid=IwAR3VsNC9ZST4xBw8LtCcKCEiTNtnGbH2Pq4L_8d7CDELGQ05C3s5EF90sXs

Estou a ficar velha e a minha filha já não me quer

A verdade é que eu já podia ser mãe de uma criatura com 18/20 anos caso me tivesse entregue cedo aos desígnios da maternidade e por isso já estaria em plena fase de não conseguir prendê-la em casa, mas, quer dizer, ainda não fez 9 anos e já me passa fins de semana nos acampamentos com a malta! Não quer saber da mãe, faz a trouxa e ainda me diz que tenho que ir comprar barrinhas de cereais. E a mãe é que tem que se aguentar sozinha, triste e abandonada no fim de semana porque o pespego já tem catarro, ganhou cedo asas e está a voar. Vá mãe, é só um fim de semana e ela está tão feliz :)

Mas se descobrirem a vacina que proporcione imunidade, tanto melhor

Há relógios mesmo giros...

Constatação do dia

Até uma criança bonita consegue ficar com ar de condenada a aguardar o cumprimento de sentença no corredor da morte, numa fotografia para o passaporte. Aquela nova moda de se ficar com as orelhas de fora é qualquer coisa. Só digo isto, nós até temos umas orelhas pequeninas e perfeitinhas...mas coitado de quem teve o azar de nascer com orelhas de abano.

Daquelas coisas que nunca fiz, mas há sempre uma primeira vez

Eu e a minha mania de estar sempre disponível, de fazer literalmente das tripas coração para não deixar ninguém ficar mal, chegar a tudo e a todos, responder a tudo e a todos, pedir mil desculpas por um atraso, penitenciar-me, quase que autoflagelar-me, qual Silas no Código da Vinci… Bom, tudo isto para dizer que embora eu esteja literalmente out of the office, com a mensagem da praxe activa e tudo, o meu skpe foi assaltado com "hello's". O que é que eu fiz e que nem parece meu?? Lamento mas ignorei. Hoje resolvi que era S. João e portanto é dia Santo para mim. Se me sinto bem com isso? Não, mas também não seria eu.

A minha filha está uma crescida

Medida hoje e já tem 1,36m de altura, foi fazer o primeiro passaporte, assinou ali toda pomposa num pedestal e eu toda orgulhosa pela minha cria. Mas os nossos serviços são complexos. Ora mandam sair o pai da sala depois de o identificarem, ora depois voltam a ler a regulação das responsabilidades parentais e voltam a chamar o pai da criança porque o SEF agora anda a chatear muito e depois podiam ligar-lhe a perguntar não sei o quê. What, pergunto eu, mas ligam para quê se estamos ambos aqui já para evitar chatices!? Bem, o funcionário lá atestou o que tinha para atestar, mas a verdade é que para se tratar de qualquer coisa neste país é um bocado à base do "cada um diz o seu". Mas já está, não sei antes o funcionário me perguntar quando é que eu ia viajar e perante a brevidade da data me dizer que não iria ter o passaporte a tempo, porque só estão a agendar para entrega lá para Outubro/Novembro. Dá gozo de quando em vez sermos metódicos - lá lhe disse que tive o cuida...

Lead my revolution

Quem me conhece benzito sabe que sou uma caixa de surpresas, mas ainda há quem se espante e se surpreenda, bem sei que pela positiva. Fui uma miúda excessivamente tímida, e cresci sem querer dar nas vistas - passar despercebida sempre foi o meu mote. Sempre me tive como o patinho feio da família mas sempre soube que era uma miúda inteligentezinha. Passei parte da minha infância em Lisboa e lembro-me que ao passar pela Cidade Universitária dizia sempre que ia estudar ali e iria acabar os meus estudos aos 22 anos. Não colocava sequer a hipótese de reprovar, mas desengane-se quem pensa que era um crânio da astrofísica. Tive cada deslize até ao 9º ano que hoje dá-me uma certa vontade de rir, mas acredito que a minha mãe vivia em sobressalto. A verdade é que eu tinha sempre a situação controlada, ela é que não percebia nada disso. Mas enfim, a miúda tímida, que só lia aquilo de que gostava mesmo e que se escondia atrás dos outros, deu lugar a uma mulher não muito diferente. De causas s...

Os tons cinza do primeiro Domingo deste Verão

...mas o Guincho, é sempre o Guincho.  Lindo, imenso, retemperador, mágico e, apesar de tudo, sem vento!
Há quem se irrite com a chuva de Verão. Eu acho piada, experienciar uma temperatura agradável e a chuva fria a cair no corpo. Estava a precisar dessa sensação e propositadamente saí de casa à Verão, top de alças, mais nada por cima e deixar que a chuva percorresse o que havia a percorrer. Não era o que tinha esperado para estes dias, nem aquilo que tenho sentido nas últimas horas, nem a necessidade de levar com chuva em cima, mas nada é por acaso e esta água veio despertar-me, ou, ajudar a tal. Soube bem, apesar de tudo, porque o resto, o tempo cura.

Quando o que nos sai literalmente do corpinho, também nos faz transbordar de orgulho

Não escondo que a minha semana dita normal é deveras cansativa e por vezes acho que não vou aguentar e ainda a semana vai no início. O trabalho não é fácil nem estático, passo algumas horas por semana no trânsito e em stress, recebo centenas de emails por dia, a pasta dos assuntos pendentes nunca baixa e depois temos sempre que contar com contratempos e situações que correm menos bem. Tudo faz parte da vida. Depois existo eu, existe uma criança, uma casa com todas as suas inerências  e que honestamente é o que mais descuro...temos pena, e até um gato. E até à próxima sexta-feira ainda tenho a saga do condomínio que me retirou anos de vida, paz de espírito e sossego, mas até nisso eu me vi forçada a pegar para que o prédio onde vivo tomasse um rumo - mas a verdade é que também já dei para esse peditório e não volto a fazê-lo tão cedo. Eu, vou existindo pouco e já não tenho idade nem tamanho para me pegarem ao colo, portanto tenho que me aguentar à bomboca. À criança, qual Paulo...

Então e os meus pés!?

Eis que 2 meses e meio volvidos e eu arrisquei calçar umas sandálias, rasas que eu sou uma pessoa cumpridora e ainda não me posso atrever a grandes desvarios. Sinto-me bem, farto-me de rir com a curiosidade das pessoas à procura de costuras e cicatrizes feias e no mínimo encontram uma marquita do que parece ter sido uma bolha que já secou. Comentários: os pés estão tão perfeitinhos! Yeahhhhh - valeu a pena. Eu sempre disse que se conseguisse associar a parte clínica e acabar com as dores, à parte estética, teria um pleno, et voilà!

Oh se são...

Então a parte do humor...ou não tivesse eu lá em casa uma "carangueja" em formação!

Como um sopro

Há 9 anos atrás estava a apenas duas semanas de a ter nos meus braços pela primeira vez, e que últimas semanas aquelas foram. Com todo o respeito, sinto que vivi a minha Via Sacra naqueles tempos. As dores, o desconforto, o peso, as ameaças de parto e tanta tristeza num momento que deveria ser apenas feliz, mas a verdade é que depois de ver a carinha dela, por momentos e que foram apenas nossos, tudo passou para segundo plano e lembro-me de dois pensamentos partilhados naquele bloco cirúrgico entre mim e a Divina Providência:  - Que ela tivesse saúde  - Que tivesse sucesso escolar Parecem desejos estranhos logo após dar à luz e estar a conhecer pela primeira vez um filho, mas só quem passa pelos momentos que eu passei conseguirá compreender que naquele momento não sabia se teria forças para suportar a falta de saúde de um filho e, pensando num futuro próximo, que ela não desenvolvesse as capacidades intelectuais de modo a ter sucesso na escola - quando sabemos que...

Insha'Allah...eu sei que vais perceber :)

Vou reter algo que me disseram há pouco

"Não vêem o diamante que tu és"...hoje estava mesmo a precisar de ser comparada com algo precioso, mas nunca pensei chegar aos calcanhares de tamanha preciosidade. Se me comparassem a um pingente de prata alemã já não era mau, agora diamante é grandioso. Anda tudo ao contrário e quem nos valoriza verdadeiramente está sempre longe demais...

Quando ainda nem sequer chegaram à adolescência, mas já têm a resposta na ponta da lingua

Ao perguntar-lhe há 2 dias atrás se porventura já tinha trazido as notas dos últimos testes e perante o seu ar despreocupado a responder que estavam na caderneta e eu a começar a enervar-me a querer saber detalhes, diz ela assim: "Oh mãe, eu não me lembro das notas, mas fica descansada que eu não sou pessoa de Suficientes!" I rest my case!

E como uma desgraça nunca vem só

A minha filha resolveu trazer mais 3 livrinhos de apoio ou fichas ou o raio que os parta para...apagar! Espetei a tesoura da cozinha no pé e estou cheia de dores Aviso já que escusam de me deitar mau olhado aos pés, que eu sou uma fortaleza e agora que me vi livre dos joanetes, aguento um bisonte em cima deles!

Podia estar a ser um serão romântico

Até podia, não estivesse eu acompanhada por livros escolares do 3º ano que têm que ser devolvidos sem mácula. O problema é que a professora só se apercebeu disso tarde demais, e pelo menos o de Matemática estava gatafunhado até à página número 73. Esse já terminou e ainda me faltam 3 livros. Isto promete!

Riqueza de sua mãe ou...a minha história de encantar desde 04/07/2010

Perdi-me de amores por estes meninos...para os pés pequenos de cá de casa

E que bem que lhe ficam!

Ora aqui está uma grande verdade

TrueLove#Holter

Lá vou eu passar mais 24 horas com ele juntinho a mim...já começamos a ter alguma intimidade, eu e o holter! Se me ponho a jeito ainda pensam que vou mandar qualquer coisita pelos ares.

Para simplificar

Eso es

Hoje foi o dia

Em que, anos depois de não fazer qualquer tipo de exercício físico, ter a resistência abaixo do nível do mar e afins, me meti numa aula de RPM...e levei aquilo até ao fim, mesmo tendo ficado de cabeça à roda. Já diz o ditado que "querer é poder" e é bem certo.

Acho que me vou chatear com o Sr. Amâncio

Que virei gorda nas últimas semanas, é um facto. Que ainda não cheguei ao extremo mais terrível, também é um facto, mas se não me ponho a tomar cuidado, isto vai por aqui fora. Mas a verdade é que embora note em toda a roupa que os quilos a mais lá estão, e são visíveis, nenhuma deixou de me servir a não ser as calças da Uterque. Ora se a Uterque faz parte do grupo Inditex, porque é que as calças da Zara me continuam a servir e as outras não, quando são exactamente do mesmo número!? Está a pedir uma carta aberta ao Amâncio Ortega para colocarmos os pontos nos is! Que irritação.

Nos dias em que as coisas até nem correm assim tão bem

Venha de lá um trapinho novo para alegrar o espírito.

"Ena páh, saiu-me a sorte grande há uma semana e só hoje dei conta"

Eu não digo que vou ficar rica! Já é raro preocupar-me em ver os números da taluda e por acaso na semana passada até vi o sorteio mas achei que os números que saíram não me diziam nada. Como "pobre é pobre" lá fui hoje outra vez atrás do Jackpot e por dercargo de consciência dei os papéis da semana passada: "taram" soou a máquina e diz-me o senhor assim: "Hoje não precisa de pagar nada e ainda leva troco!" 4,25€, o prémio dos derrotados em larga escala, mas é sempre melhor do que nada. Para que conste, fiquei contente. ...eu e a minha mania mesquinha de me contentar com quase nada. Por isso é que nas relações humanas sempre falhei, penso eu de que. Exigir sempre muito pouco, fazer muito e depois levar para trás. Life is a bitch!
O Facebook hoje atirou-me com uma memória de há 9 anos atrás em que eu estava com uma barriga gigante e ainda me faltava um mês para o grande dia. A verdade é que as saudades bateram, não no sentido de querer voltar atrás no tempo, o que, se fosse para a parte boa de lhe pegar ao colo, e sentir aquele cheirinho a bebé eu até pagaria para o ter novamente. Mas foi mais aquela saudade da gravidez e que, contrariamente a muitas mães que conheço, adorei o estado de graça, as transformações no corpo, sentir aquela bebé comigo todo o tempo, os primeiros pontapés, a emoção de a ver pela primeira vez - talvez por saber que será experiência que não voltarei a repetir, mais nostalgia me trouxe.

Nunca lho disse desta forma, mas reforço que "desistir, não é opção"

Por mais que doa...

Percebo que a minha cabeça já não é o que era quando...

Me comprometi com a minha filha anteontem que no dia seguinte antes de ir para casa passaria no hipermercado para lhe comprar um conjunto novo de canetas de feltro porque "já está a usar o castanho, o verde e o azul da professora". Não me esqueci totalmente, mas como ontem me desviei da rota habitual, esta obrigação ficou arrumada no lado oposto da prateleira do meu cérebro e ficou por lá. Chegadas a casa, ela fica a olhar para mim com o seu ar meio descarado e claro, pergunta pelas canetas. E o que eu detesto falhar com ela. Mas como vivemos na base da sinceridade disse-lhe exactamente o que se passou e mais uma vez assumi o compromisso de que hoje sem falta lhe levaria as ditas. E de hoje não passará, nem que seja a última coisa que eu faça na vida. O engraçado é que recebi esta terna e grata resposta: "Não faz mal mamã, eu sei que nunca te esqueces de mim!"

Quando fica espelhado numa imagem que a vida é uma treta

Faz parte do meu imaginário de adolescente e não só. Aliás, acho que não existem mulheres da minha geração que não tenham achado que o Val Kilmer era qualquer coisa. Continuo a achar e continuarei a lembrar-me sempre daquele Deus do Olimpo que fazia virar todas as cabeças. Fiquei em choque ao ver as últimas imagens dele. O que o cancro faz a um ser humano.

Silicon Valley já era

O que está a dar é