Avançar para o conteúdo principal

Mas afinal onde repousa Luis Vaz de Camões?

Vem agora um historiador alvitrar que, não tendo muitas vezes a História o rigor que lhe é apregoado, que as possíveis ossadas que estarão no túmulo pertencente a Luis de Camões nos Jerónimos, não serão de facto dele, e que o corpo (o que resta dele) andará por aí não se sabe muito bem onde.

Pois bem, tenho a dizer que o povo precisa disto; de "saber" onde repousam para todo o sempre os seus ícones, os seus simbolos...para pelo menos uma vez na vida dizermos que tocámos na lápide da sepultura onde descansam para todo o sempre.

Eu própria aquando da minha em breve visita a Paris, faço questão de parar algum tempo em Père-Lachaise, e curvar-me humildemente perante os túmulos de Balzac, Jim Morrison, Oscar Wilde e Pierre Bourdieu; já admirei os túmulos de Camões, D. Pedro e D. Inês...e alguns outros.

Não nos venham dizer que quem lá está não é afinal quem nós pensamos...os mitos existem para isso mesmo, para serem venerados e humildemente respeitados.

Que Luis Vaz de Camões afinal esteja nos Jerónimos.

RIP

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Já começo a sentir o cheiro a férias...

Embora esteja a braços com uma bela gripe de Verão; antes agora, do que daqui a uns dias.

Ritz - Quinceañera

 Mas como é que já se passaram 15 anos desde aquele dia em que finalmente a conheci e senti que já a conhecia desde sempre. Não a ela em si, mas à essência dela, à presença dela em mim. Bem que dizem que os filhos são sangue do nosso sangue, carne da nossa carne e senti que uma parte de mim se havia desprendido e estava pronta a desbravar terreno, desenvolver-se, superar-se e ser uma muito melhor versão dos seus ascendentes. Aí estava a minha borboleta, a minha Tinkerbell, a minha Bébécas, a riqueza de sua mãe, o pequeno demónio, a princesa....a Ritz. O livro em aberto que a cada dia ganha mais páginas, o amor puro, o orgulho, por vezes a minha falta de paciência para a sua desafiante adolescência e a reinvenção diária de mim própria e de como lidar com este ser do mundo. 15 anos de ti, 15 anos de nós e a certeza de que sem ti a minha vida teria o maior dos sonhos por realizar, porque sempre desejei ser tua mãe, mesmo antes de existires. Muitos Parabéns Filhota e que estes 15 anos ...