Avançar para o conteúdo principal

Selvajaria humana

Não faço parte do grupo que anda por aí acerrimamente em defesa dos animais, e que beija na boca o cão e dorme com o gato ou a iguana na cama. Tenho um profundo respeito pelos animais, mas entre eles e um ser humano, sou mais do ser humano. A verdade é que existem seres humanos que estão num estágio muito abaixo dos animais ditos irracionais, mas isso já dá direito a outro post.

Facto: não gosto de touradas. Não insulto quem goste, mas de facto não vejo qualquer interesse, arte ou beleza numa corrida de touros. Tenho imensa pena do que fazem ao touro, irritam-me os tiques de meninos de oiro dos cavaleiros e quase que me dói no meu corpo só de imaginar a dor que sentirá um touro ao ser espetado com aquelas farpas. Mas eu acreditava que as touradas se limitavam às lides dos toureiros, às pegas, aos bandarilheiros, aos cabrestos a irem recolher o touro à arena, mas afinal parece que o horror atinge limites que eu não imaginava e que estão espelhados nesta fotografia. Cães sedentos de sangue a atacarem o touro, a feri-lo ainda mais, a humilha-lo, devorá-lo. Ao que parece isto passou-se numa corrida de Touros recente em Coruche, onde para além de seres humanos feridos, resultou também para além dos pobres touros sacrificados, o abatimento de um cavalo dados os ferimentos irreversíveis a que foi sujeito...pelo Touro, que antes ou depois é devorado por cães que teoricamente pertencem ao cavaleiro.

E ao ver esta imagem em pleno século XXI custa-me a crer que existam seres humanos ávidos de tradição, dizem eles, que percam um segundo da sua vida que seja, a assistir a um espectáculo dantesco como este. Há aqui qualquer coisa de "Indiana Jones e o Templo Perdido" e aquela famosa cena do pobre coitado fechado numa jaula 1 x 1 a ver ser-lhe arrancado o coração em vida para logo de seguida descer à cratera crepitante...mas...isso é um filme, não é!?


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Já começo a sentir o cheiro a férias...

Embora esteja a braços com uma bela gripe de Verão; antes agora, do que daqui a uns dias.