Avançar para o conteúdo principal

A questão que se coloca. Portugal é um país racista?

Honestamente acho que é um país onde existe gente muito estúpida, como também existe gente inteligente e afins. Existem pessoas com cultura e instrução, como também existem grandes bestas quadradas. É o que é.

Se fosse tudo perfeito estaríamos no Céu.

Se houve carga policial excessiva no Bairro da Jamaica? Honestamente não sei; para se avaliar uma coisa dessas com justiça, creio que também deveríamos ter a oportunidade de analisar as imagens imediatamente anteriores à chegada das forças policiais e o início da sua actuação, porque de facto o que vi, foi uma autêntica rebaldaria, filmada ao bel prazer das potenciais vítimas.

Se se tratasse do Bairro ro Aleixo no Porto, que se a memória não me falha é habitado sobretudo por famílias de raça branca, estaríamos perante uma potencial carga policial excessiva mas não se falaria em racismo.

Que existem polícias que são verdadeiras bestas, também existem. Mas serem chamados a intervir e serem recebidos à pedrada, honestamente não me parece que também sejam pagos para isso. Se forem chamados e não aparecerem, também são maus, portanto estamos perante uma pescadinha de rabo na boca.

O que me parece é que as vozes do SOS Racismo e afins, e tenho todo o respeito pelo José Falcão, pessoa que até conheço pessoalmente, não devem empolar esta situação e permitir que alastre ao ponto a que chegou hoje, em que se destruiu uma esquadra em Setúbal, se pegou fogo a carros, etc., e analisar as situações a frio. Críticas pesadas em várias vertentes e não apenas à PSP, porque me parece que as "vítimas" deste caso, tão pouco devem gozar  desse estatuto.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Já começo a sentir o cheiro a férias...

Embora esteja a braços com uma bela gripe de Verão; antes agora, do que daqui a uns dias.