Já é mais que sabido que o SNS com todas as suas qualidades está no seu limite e não vejo soluções à vista enquanto as políticas de saúde não passem a prioridade por parte dos governos deste país.
Dou como exemplo uma referenciação que a minha médica de família fez a solicitar uma consulta de especialidade num hospital público há 5 meses e a marcação da consulta continuar pendente.
A situação é urgente, tive de optar pelo sector privado e mesmo assim tive 2 meses de espera. Provou-se que de facto a situação era urgente dado me ter sido diagnosticada Asma e DPOC, estou a fazer uma série de medicação diariamente para se tentar reverter ao máximo a obstrução e é fácil de perceber que qualquer dia de espera agrava a situação e pode inclusivamente e médio prazo acarretar ainda mais custos ao tal SNS e ao Estado Português se eu ficar incapacitada, tiver que entrar de Baixa Médica ou até se morrer, porque tenho uma filha menor e depois ainda têm que lhe pagar uma pensão por razão da minha morte.
Adiante.
Tenho outra urgência que já nem pelo SNS tentei; consegui marcar consulta assim por acaso para o médico que me indicaram, por razão de uma desistência e a situação em si também era grave ao ponto de ter começado logo no dia a seguir a fazer medicação para o resto da vida.
Pois que qualquer doença auto imune tem os seus efeitos colaterais e por isso dentro da especialidade em que estou a ser seguida, tenho que ser consultada por uma equipa de outra variante, para que em consonância me consigam equilibrar o organismo que neste momento está descompensado.
Pois que mesmo pelo sector privado tentei marcar consulta em vários médicos que me indicaram e que tinham vaga para Outubro de 2026. Passei para uma abordagem menos selectiva e mesmo assim tenho meses de espera. Desesperei por alguns momentos mas depois pensei...se o facto de ter esta doença auto imune está directamente associado com o meu sistema nervoso, não vale a pena estar a colocar acendalhas na fogueira porque ela já está bem activa.
É esperar, aceitar, ter paciência, porque não se anteveem melhores dias. Mas este sistema tem de mudar porque assim não vamos chegar longe.
Comentários