Avançar para o conteúdo principal

Preocupações de quem tem filhos em idade escolar

 Ontem falhei uma reunião de pais, a primeira desde que a minha filha entrou no sistema. Fiquei extremamente enervada e triste por falhar; não que as reuniões de pais sejam algo interessante. Para ser honesta, até me irritam porque a maioria dos pais transformam uma reunião cujo objectivo é ser-nos apresentado um update de turma, e interrompem constantemente com questões particulares: "ah, e o meu Fábio Rafael tem-se portado bem?"; "e já agora, a minha Micaela Sofia?"; "sabe, eu pus o meu Flávio de castigo e tirei-lhe o telemóvel"...e isto transforma-se quase numa Feira em que se fala de tudo menos do que realmente importa.

Já dei comigo a pedir licença e se de facto o tema da reunião estava esgotado, que me iria retirar, porque, de facto, não tenho paciência.

O que não obsta ao facto de comparecer, estar presente, porque se a reunião é agendada, a presença dos pais e encarregados de educação é importante.

Mas ontem, por questões alheias à minha vontade e muito fruto da vida preenchida e carregada de responsabilidades que tenho, não consegui chegar atempadamente; terei que marcar com a Directora de Turma uma reunião particular e aí sim, aproveitarei e perguntarei tudo aquilo que me assola a mente, acerca da "minha" Ana Rita, pois claro.

De todos os modos, recebi por email o resumo das informações de turma e foi com grande preocupação que verifiquei que num universo de 30 alunos, apenas 5....sim, 5 alunos não tiveram classificações negativas.

Tudo o resto apresenta classificações negativas sendo que 10 alunos configuram neste momento os critérios para ficarem retidos.

Sendo que o grupo em que nos inserimos condiciona e muito os nossos comportamentos e escolhas, preocupam-me estes resultados gerais e acho que algo de grave se passa. Num post anterior referi que perante um deslize nas avaliações de Novembro último da minha filha, tive que tomar medidas correctivas e sempre com o foco nela, obviamente.

Pergunto-me o que farão os pais e encarregados de educação de todos estes jovens perante este tipo de notícia que, em todos os prazos (curto, médio e longo), é grave.

A minha filha é uma pessoa briosa e esforçada, mas não deixa de ser desconcertante este tipo de "companhia", já que estes resultados gerais acabam por espelhar muito do que (não) têm em casa, definição de prioridades, comportamento, respeito, etc.

Esperemos por melhores resultados gerais no final do ano lectivo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Já começo a sentir o cheiro a férias...

Embora esteja a braços com uma bela gripe de Verão; antes agora, do que daqui a uns dias.

Portugal, aquele tal Estado laico que nos enfia pelos olhos e pela alma dentro os desígnios da suposta fé Católica

 Eu aprecio o Papa Francisco e respeito quem tem fé, quem acredita. Deus pode ser adorado de várias formas, mas o fausto e a sumptuosidade da Igreja Católica não são de todo o que vem nas Escrituras. E defendo que cada vez mais deveriam eclodir os valores da humildade e do amor ao próximo e sobretudo canalizar a riqueza para onde ela é mais necessária. Sejam verbas da Igreja, dos fiéis ou do Estado, e nesse Estado também entro eu, acho vergonhoso o aparato que tem uma jornada destas. A sua essência é um bluff.  Sejam jovens, adultos, ou idosos, a clara maioria dos envolvidos nesta epopeia não vale nada, não faz nada para que a sociedade em que vivemos seja melhor. Porque pouco faz no seu “quintal”, para com as pessoas com que se cruza, para com o vizinho do rés do chão, para com a/o namorada/o que dizia amar como jamais amou alguém e no dia seguinte, o melhor que tem para dar é…ghosting; para com os avós, os tios, os pais…ou um desconhecido que precisa desmesuradamente de ajuda. As cri