Avançar para o conteúdo principal
Mas será o Sr. Cruz mesmo inocente ou tem uma grande lata?

Agora toca de pôr o Estado Português em Tribunal (situação que sempre acreditei que fosse ocorrer, mais dia menos dias) e ainda se arrisca (entenda-se, o Estado - todos nós) a ter que lhe pagar uma bruta indemnização por danos causados ao indivíduo e família.

Bem, se o homem é inocente, não há dinheiro que pague aquilo por que ele passou, a humilhação, o tempo de prisão, o crescimento dos filhos, etc.

Mas se o homem fez mesmo aquilo que dizem que ele fez, e motivo pelo qual lhe viu ser aplicada uma pena de prisão...é de um grande descaramento apelar ao Tribunal dos Direitos Humanos para uma condenação ao Estado Português.

É um facto que o Ministério Público, os Colectivos de Juízes também cometem erros, e esses erros devem ser penalizados de alguma forma...mas, neste caso, será mesmo que tanta gente se enganou e que o Sr. Cruz é uma vítima do sistema, um bode expiatório!?

Tudo neste caso me deixou grandes dúvidas, o facto do Sr. Cruz ter sido arrolado chocou-me, dado sobretudo o carisma dele, mas haverá tanta gente a mentir, e quem julgou o caso será tão influenciável pelas mentiras/omissões de uma série de jovens, que acabam por ter em cima de si o "poder" da condenação deste homem?

Os relatos pormenorizados, as possíveis marcas no corpo avaliadas pelo IML, os relatos daqui e dali, as provas...será que é mesmo tudo um grande embuste?

Sinceramente cogito, cogito, cogito (ergo sum - R. Descartes) - não resisti :), e não consigo defender a ideia de que:

Ok, este homem é Inocente, coitado!

Ou:

Este homem é culpado, não se está mesmo a ver???

Chega a ser bizarro estar-se numa encruzilhada de crenças, dúvidas e certezas e não se conseguir aferir se é ou não; é tudo muito estranho.

Curiosamente após muitas leituras acho que o Caryl Chessman não foi de facto o Criminoso da Lanterna Vermelha - e esta??


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Já começo a sentir o cheiro a férias...

Embora esteja a braços com uma bela gripe de Verão; antes agora, do que daqui a uns dias.