Avançar para o conteúdo principal

A caminho da Universidade

A filha de uns grandes amigos empreendeu na jornada que é a vida académica, ou antes, o desejo de a alcançar.

Teve um percurso escolar sem grandes percalços, e embora não se possa considerar uma aluna brilhante e destacada, lá fez o que lhe foi pedido, nalguns casos com relativa eficiência, e o resultado está à vista, a candidaura ao Ensino Superior com uns jovens 17 anos de vida.

Um ou outro percalço fizeram-na apresentar a "papelada" apenas na segunda fase e agora é esperar mais três semanas até ao veredicto final.

É o tudo ou nada, tudo pode acontecer, estamos a falar apenas de mais um mero concurso que pode ditar o rumo da vida de muitos estudantes, ou talvez não.

Para quem consegue o ingresso à primeira, é uma vitória, a concretização de um sonho que se calcorreou em pelo menos 12 anos de estudo, para quem não consegue, também não é o fim do mundo e há que ir tentando com afinco para conseguir alcançar o que se quer.

Lembro-me de estar na mesma situação há cerca de 14 anos atrás, com os mesmos 17 anos de vida, as dúvidas e uma relativa ansiedade em saber o que se iria passar depois.

No meu caso correu tudo muito bem, o dia em que li o meu nome numa lista infindável de pessoas com nome parecido e aparecer à frente a palavra "Colocado" vivi realmente a emoção de Missão Cumprida, outras se seguirão. Depois foram cinco anos de algum estudo (também não foi muito, não foi um bicho de sete cabeças) e tentar canalizar o que aprendi para o que mais gostaria de fazer.
Aprendi muito, conheci pessoas fantásticas entre colegas e professores, tive experiências fabulosas e ajudou-me a sair da concha e experimentar mais altos voos.

Portanto para a minha amiguita pequena R. aqui vai um turbilhão de energia positiva, muita força, acredito sinceramente que vamos ter razões para te dar um abração em breve e aproveita ao máximo os anos de escola que se seguem, porque estes sim, embora intensos, vão ser dos melhores anos de aprendizagem da tua vida.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Já começo a sentir o cheiro a férias...

Embora esteja a braços com uma bela gripe de Verão; antes agora, do que daqui a uns dias.

Ritz - Quinceañera

 Mas como é que já se passaram 15 anos desde aquele dia em que finalmente a conheci e senti que já a conhecia desde sempre. Não a ela em si, mas à essência dela, à presença dela em mim. Bem que dizem que os filhos são sangue do nosso sangue, carne da nossa carne e senti que uma parte de mim se havia desprendido e estava pronta a desbravar terreno, desenvolver-se, superar-se e ser uma muito melhor versão dos seus ascendentes. Aí estava a minha borboleta, a minha Tinkerbell, a minha Bébécas, a riqueza de sua mãe, o pequeno demónio, a princesa....a Ritz. O livro em aberto que a cada dia ganha mais páginas, o amor puro, o orgulho, por vezes a minha falta de paciência para a sua desafiante adolescência e a reinvenção diária de mim própria e de como lidar com este ser do mundo. 15 anos de ti, 15 anos de nós e a certeza de que sem ti a minha vida teria o maior dos sonhos por realizar, porque sempre desejei ser tua mãe, mesmo antes de existires. Muitos Parabéns Filhota e que estes 15 anos ...