Avançar para o conteúdo principal

Pontapés na gramática e trambolhões com o dicionário

Se há coisa que me irrita profundamente é o facto de um certo povo não dominar o seu idioma, deixando as devidas ressalvas para os iletrados, tenham ou não responsabilidade activa na sua condição.

Andam muitos por aí a desfilar currículos e diplomas verdadeiros (ou não), a ostentarem os títulos de doutores e engenheiros, e a falta de cultura e conhecimento geral é atroz.

Uma "calinada", um pequeno desvio, que atire a primeira pedra quem nunca os cometeu; atrevo-me até a dizer que as próprias Edites Estrelas deste país são atingidas de quando em vez por essa seta, mas os enganos têm limites.

Hoje pela manhã recebo um email de respeitosa personalidade que ao tentar escrever a palavra "assim", decide-se pela versão "a sim".

Santa paciência!

Comentários

Unknown disse…
Sabes que essas pessoas nunca escrevem mal... isso são gralhas tipográficas, teclados com teclas presas, etc., etc. ehehehehe
Infelizmente, temos uma língua maravilhosa mas tão mal tratada... nisso sou como tu, se há coisa que me custa é ouvir ou ler "bacoradas" no nosso português...
Beijo
J. Maldonado disse…
Eu sou muito cuidadoso no que escrevo, procuro sempre falar bem e escrever melhor a língua portuguesa, a minha verdadeira pátria, parafraseando Fernando Pessoa.
Porém, às vezes, quando se digita emails e afins, podem surgir gralhas. Isso acontece-me também, mas quando detecto o erro, corrijo-o logo. Outras vezes não reparo e deixo passar...

Mensagens populares deste blogue

Já começo a sentir o cheiro a férias...

Embora esteja a braços com uma bela gripe de Verão; antes agora, do que daqui a uns dias.