Avançar para o conteúdo principal

Eu digo-lhe

 Compete contigo própria, não compitas com mais ninguém. Não interessa; temos que nos superar a nós próprios, procurarmos melhorar a vários níveis todos os dias, a isso se chama evoluir. Os outros que se resolvam com os seus desafios.

Mas ela insiste em querer ser melhor que o "vizinho" - ontem o drama era o facto do colega da frente ter tirado 96% a Inglês e ela "só" 93%.

E eu a procurar manter a paz de espírito e pragmatismo disse-lhe apenas:

"Estou tão feliz contigo filha. És tão trabalhadora e esforças-te tanto. A mamã tem muito orgulho em ti. Se queres ser melhor...para o próximo traz 94%...simples!"

Pela cara dela vi que não era bem isto que ela queria ouvir; quer sangue na verdade. Mas eu cada vez mais sou da paz e a minha grande missão é ajudá-la a ser uma menina capaz, responsável, solidária e quando tiver que competir, que seja mesmo com ela própria e que não se queira rever em mais ninguém do que nela mesma. Acho que é o caminho para a construção de uma existência equilibrada e regrada.

Lógico que a ter que competir e escolher exemplos, que escolha os melhores sem dúvida...mas partir em primeira instância do ponto de seguir o modelo com a finalidade de ser melhor do que ele é que me parece um mau princípio. Tenho fé que ela chegue lá!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Já começo a sentir o cheiro a férias...

Embora esteja a braços com uma bela gripe de Verão; antes agora, do que daqui a uns dias.