Avançar para o conteúdo principal

Vamos lá ajudar a ter um mundo com melhores pessoas

 Diálogo de ontem à noite com pequena lição de vida que ela até já sabia:

"Mãe, vou contar-te uma coisa e já sei que vais ficar chateada, mas eu conto na mesma.

 - Então, conta lá! (primeira lição, fomentar a partilha de experiências ou factos sem colocar logo uma carga pesada em torno e garantir que a comunicação é sempre aberta)

 - Lembras-te no outro dia em que te pedi para carregares o cartão da escola porque precisava ir à papelaria comprar papel milimétrico?

 - Sim...e então? Esqueceste-te de comprar o papel?

 - Não, eu comprei a folha, mas quando cheguei à sala e ia guardar a folha no dossier reparei que a senhora me deu 2 folhas mas eu só pedi e paguei por uma. E eu fiquei com a folha, também só reparei quando ia guardar.

 - Hum, então e porque é que começaste a conversa dizendo que tinhas algo para me contar e que sabias que eu ia ficar chateada, diz lá à mãe.

 - Porque eu já sei que tu me vais dizer que eu deveria ter devolvido a folha, mas mãe, eu só reparei já estava na sala e foi só 8 cêntimos...mas eu sei que errei.

 - Ah, estás a ver, tu sabes o que está certo e errado e isso é fantástico. Não fico chateada porque percebo que os valores que te tenho passado estão lá mas...tiveste um pequeno deslize já que à primeira oportunidade deverias ter ido devolver a folha à senhora da Papelaria e lembra-te que não interessa o valor; sejam 8 cêntimos, sejam 100 euros a atitude é o principal e jamais devemos ficar com algo que não nos pertence.

 - Eu sei mamã, e vou devolver amanhã a folha à senhora, tens toda a razão.

 - Boa, fico muito contente com toda a tua atitude face a esta situação. Reflectiste acerca do que se passou, sentiste abertura para falar com a mãe, tivemos uma conversa franca e aberta, vais corrigir uma falha e está tudo bem e estou muito orgulhosa pela pessoa em que te estás a tornar. Obrigada Filha."


E é com estes pequenos detalhes que percebo que ela tem bom coração, sabe perfeitamente distinguir o certo do errado e está no caminho certo para se tornar numa pessoa honesta e escorreita que é do que este mundo louco precisa.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Já começo a sentir o cheiro a férias...

Embora esteja a braços com uma bela gripe de Verão; antes agora, do que daqui a uns dias.

Ritz - Quinceañera

 Mas como é que já se passaram 15 anos desde aquele dia em que finalmente a conheci e senti que já a conhecia desde sempre. Não a ela em si, mas à essência dela, à presença dela em mim. Bem que dizem que os filhos são sangue do nosso sangue, carne da nossa carne e senti que uma parte de mim se havia desprendido e estava pronta a desbravar terreno, desenvolver-se, superar-se e ser uma muito melhor versão dos seus ascendentes. Aí estava a minha borboleta, a minha Tinkerbell, a minha Bébécas, a riqueza de sua mãe, o pequeno demónio, a princesa....a Ritz. O livro em aberto que a cada dia ganha mais páginas, o amor puro, o orgulho, por vezes a minha falta de paciência para a sua desafiante adolescência e a reinvenção diária de mim própria e de como lidar com este ser do mundo. 15 anos de ti, 15 anos de nós e a certeza de que sem ti a minha vida teria o maior dos sonhos por realizar, porque sempre desejei ser tua mãe, mesmo antes de existires. Muitos Parabéns Filhota e que estes 15 anos ...