Avançar para o conteúdo principal

E do nada, dou comigo a ter que explicar à minha filha o que é "trair"

Não, ainda não foi o dia para lhe contar a nossa história; embora saiba e queira perante mim própria que ela saiba a verdade, porque não irá sabê-la porque eu digo, há factos incontestáveis e provas irrefutáveis, mas tudo a seu tempo, como é óbvio.

Mas, a avó ofereceu-lhe um livro muito interessante: "O Papa Francisco fala às crianças".

A minha filha, que, como sempre gosta de uma boa leitura, lá quis que eu lhe lesse a história e comecei pelo S. Pedro, quem foi e o que fez. Embora a escrita do livro seja simples, tem que se descer aos 5 anos para associar as ideias e mesmo encadeá-las. Acabei por fazer alguns parêntesis   à história e falar-lhe um pouco dos 12 apóstolos de uma forma geral, que eram amigos de Jesus, que eram 12, o que quer dizer que Jesus tinha muitos "amigos", porque ter 12 amigos verdadeiros é obra.

Às tantas o livro exalta a parte em que Pedro nega o nome de Jesus por três vezes, mas que mesmo assim Jesus o perdoou, Pedro redimiu-se, fez do resto da sua vida uma exaltação ao nome de Jesus e à propagação da sua memória e dos seus feitos, dos seus dons e da sua bondade.

Foi aí que veio à baila a traição. E lá lhe expliquei que devemos ser bons e correctos com os outros, não mentir, não prejudicar ninguém, sobretudo os nossos amigos e familiares, os que nos são próximos...é com eles que devemos começar por fazer o bem.

E dei-lhe o exemplo; sou mãe dela e como mãe, sou tantas outras coisas para ela - se ela precisasse da minha ajuda, do meu apoio, que eu a defendesse e eu lhe virasse as costas, ou lhe mentisse, ela iria ficar triste.

E ela assentiu e disse:

"Mas tu não fazias isso, pois não mamã?"

Não, mas há pessoas que fazem; o Pedro, que era amigo de Jesus, fê-lo; e havia outro amigo que se chamava Judas e ainda fez pior...mas enquanto Pedro se arrependeu e depois, ao longo da sua vida com o seu comportamento provou estar arrependido, e por isso, e por ter feito o bem, hoje é o S. Pedro, o Judas não - mentiu, prejudicou, traiu, fez muitas maldades, logo não é Santo.

Lá ia repetindo que não se deve fazer mal aos outros e percebi que lá paira uma nuvem de alguma percepção do porque é que algumas pessoas não gostam umas das outras - isto de uma forma muito simples.

E termina assim:

"Mamã, eu não gosto do Paulo Pótas!"

Acho que estive 5 minutos a rir, e ela muito séria a repetir que não gosta dele. Ainda lhe perguntei se ela o conhecia, se ele lhe fez alguma coisa, se lhe mentiu...

"Não mamã, mas não gosto dele!"

Curiosamente, acho que ficou lá qualquer coisa, porque ainda perguntou se, sempre que ajudamos as pessoas, estamos a fazer o bem...


Comentários

Minhas Escolhas disse…
A tua míuda é demais!! :)

Mensagens populares deste blogue

Já começo a sentir o cheiro a férias...

Embora esteja a braços com uma bela gripe de Verão; antes agora, do que daqui a uns dias.