Avançar para o conteúdo principal

A aventura do Fernão de Magalhães contada aos miúdos

Juntar o útil ao agradável é sempre bom. Decidimos levar as miúdas a ver o filme "Uma Aventura nos mares - A Primeira Viagem de Circum-Navegação" e foi tão bom para elas que aprenderam de uma forma simples algo de que vão falar daqui a uns anos na escola e para nós, relembramos a narrativa e os detalhes dos feitos de um português de uma forma simples.

O filme vale muita e pena, honestamente já nem me lembrava que apenas tinha regressado 1 Nau, das 5 que partiram em expedição e tão pouco me lembrava que dos duzentos e tal tripulantes, apenas regressaram 18. A minha quando chegou a casa ainda perguntava quantos anos tinha demorado a expedição e depois foi ligar à avó a dizer que o Fernão de Magalhães fez uma expedição às "Malucas" - claro que a teimosia impera, e por mais que eu lhe soletre Mo-lu-cas, rebaptizou-as de "Malucas".

Ficou triste por ter percebido que o Magalhães não chegou ao fim da viagem, mas depois lá percebeu que foi um grande herói e navegador português, embora que naquele caso estivesse ao serviço de Espanha - politiquices.

Conclusão dela: "Mamã, se eu pegar numa bússola e andar sempre para Oeste, vou conseguir dar a volta ao mundo e chegar ao mesmo sítio de onde parti, não é?"

...lá lhe disse que o Magalhães concluiu isso primeiro :)


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Já começo a sentir o cheiro a férias...

Embora esteja a braços com uma bela gripe de Verão; antes agora, do que daqui a uns dias.