Avançar para o conteúdo principal

Rico é aquele que tem capacidade para dar afectos

Hoje recebi uma das mensagens da minha vida; talvez seja das coisas mais bonitas e sentidas que me foi endereçada até hoje e, embora ainda não tenha respondido linearmente à mesma, creio que o meu comportamento perante quem ma enviou, lhe deu origem, o que me reconforta bastante.

"Não te mando apagar a luz, nem peço um pedaço da manta, nem desejo bons sonhos, mas todas as noites te envio um beijo e dou-te um daqueles abraços fortes. Beijo doce, muito muito doce para ti."

Porque é que o ser humano em geral profere palavras em vão, não sentidas, quando não sabe sequer o que são afectos!?

Porque é que o ser humano gosta de receber atenção, carinho, tempo, dedicação, mas quando chega a altura de retribuir, opta por não o fazer!?

Como é possível gostar que o outro esteja lá para si, seja em termos de amizade ou algo mais, mas quando o outro precisa de uma palavra, de um cuidado, de alguma consideração...se está tão focado no seu umbigo, que se pisa o outro, humilha-se, e fá-lo sentir-se o pior ser do mundo.

Sim, já passei por isso e infelizmente, mais do que uma vez. Tornou-me numa pessoa pior? Não consigo. Tentei é certo, mas não consigo. Já passei por isso com amigos(as), com pessoas com quem me relacionei afectivamente e perguntei-me muitas vezes porquê. E percebi que as respostas para essas questões...não existem de uma forma objectiva. Falta de Inteligência Emocional nalguns casos, estoico egoísmo noutros, má formação moral, maldade, sadismo e predação emocional. Sim, existem autênticas sanguessugas que se alimentam dos bons sentimentos dos outros para se sentirem vivos, abraçam-nos como uma jiboia para nós nos sentirmos aconchegados, comprometem-se connosco como se de pagadores de promessas se tratassem e, depois, quando o conseguem dão o golpe final e revelam-se. Muita gente passa por essa desilusão o que faz com passemos a ter pouca fé nas pessoas em geral.

Mas não deixemos que isso nos tolde, nos retire a nossa verdadeira essência, nos entristeça, porque se alguém não consegue retribuir afectos, ou se consegue dá-los de uma forma perversa enquanto busca algo em troca e quando o atinge, revela a sua verdadeira e má essência - essas pessoas nunca serão boas para nós. São toxicas, perigosas e amorfas de sentimentos no geral.

Por outro lado devemos valorizar o verdadeiro afecto, aquele que vai muito além de meras palavras que se proferem quando se quer algo em troca. Quem está connosco mesmo quando não está, quem se preocupa connosco mesmo que seja a pessoa mais ocupada do mundo, quem nos diz uma palavra amiga quando nós ou os nossos filhos estão doentes, quem sabe que não estamos bem, mesmo sem ser preciso o dizermos, quem nos dá o ombro quando precisamos de chorar, quem nos ouve quando precisamos de gritar as nossas dores. A vida revela-nos quem está aí para isso e quem não está e cada vez mais acredito que não devemos perder o nosso tempo com quem apenas existe para isso, para nos fazer perder o nosso tempo.

E, num dia que teve início de uma forma tão irritante, valeu ter alguém que me fizesse sentir que está lá, tal como eu também estou. Obrigada, foi das coisas mais bonitas que me disseram nos últimos anos sabendo eu que...é mesmo verdade. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Já começo a sentir o cheiro a férias...

Embora esteja a braços com uma bela gripe de Verão; antes agora, do que daqui a uns dias.