Avançar para o conteúdo principal

O "exame" de Português do 4º ano

Não vou tecer grandes considerações à questão dos exames no 4º ano, a não ser que por acaso até concordo que os façam, não faz mal nenhum às crianças, muito pelo contrário.

Se eu tivesse feito, na minha altura exames mais cedo do que aos 17 anos, com o peso adjacente de ali se decidir se entrava para a Faculdade ou não, teria ido muito mais tranquila do que fui, com receio do bicho-papão e de por um ou dois lapsos perder uma oportunidade na minha vida. Mas confesso que custou a primeira prova, depois de ver o que era aquilo e que não passava de uma simples avaliação do que eu deveria ter aprendido, foi tudo muito tranquilo.

Acerca do exame de Português da passada terça-feira, já ouvi de tudo, desde que foi muito fácil, até dizerem que saíram perguntas obscuras e absurdas e como me prezo por gostar do meu idioma e de ter sido uma das minhas disciplinas de eleição desde sempre, resolvi coscuvilhar; não estava em crer que pusessem
na mesma rede determinados conceitos de tamanha dificuldade para crianças de 9/10 anos. Enfim, quer-se gerar a histeria colectiva.

O exame quanto a mim nem chega a ser de Português propriamente dito, mas de interpretação do idioma que constitui a nossa língua materna e espero sinceramente que quando chegar a altura da minha Bébécas para meu orgulho ela me responda a um exame destes "com uma perna às costas", pois o grau de dificuldade ao nível de uma criança que vai para o 5º ano, é quase nulo.

Prova de Português Caderno I e Caderno II.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Já começo a sentir o cheiro a férias...

Embora esteja a braços com uma bela gripe de Verão; antes agora, do que daqui a uns dias.

Folder "Para quê inventar" #6

 Também existe quem publicite "Depilação a Lazer"!  Confesso que quando olhei há uns dias para uma montra de um instituto, salão ou lá o que é de "beleza" fiquei parada por alguns momentos, não sabendo bem se deveria benzer-me, fazer serviço público e ir avisar as pessoas que aquilo estava mal escrito ou pura e simplesmente, seguir o meu caminho. Foi o que fiz, segui o meu caminho, porque na realidade não me foi perguntado nada, portanto não vale a pena entrar em contendas com desconhecidos à conta de ortografia. Mas...."depilação a lazer" é mesmo qualquer coisa! Para mim, não é mesmo lazer nenhum e posso confirmar que provoca até uma sensação algo desconfortável no momento, que compensa depois, mas daí a ser considerado lazer, vai uma distância extraordinária.

Dia de Reis

 Este dia foi sempre muito falado lá em casa quando era apenas uma menina. Sempre ouvi a minha avó dizer que na sua infância era apenas neste dia que recebiam algum presente (poucos acredito data a dureza da época e, apesar da minha bisavó naqueles idos anos 30 do século passado ser enfermeira, o ter enviuvado ainda na casa dos 30 anos e com 5 filhos muito pequenos não lhe tornou a vida próspera). E então, quando eu era pequenina, no dia de Reis sempre houve a tradição de se abrir um bolo rei lá em casa - a minha avó ainda auspiciava deixar a mesa posta do Natal aos Reis para que os "ausentes" também pudessem usufruir das nossas iguarias mas a minha mãe já não ia nessa conversa. Também deixava um copinho com leite e umas bolachinhas para o Pai Natal comer e levar ao Menino Jesus e também sempre ouvi falar na Tia Reis (irmã da minha avó que, por ter nascido no dia de Reis, não mais se livrou da epifania ao ostentar o tão pomposo nome de Maria dos Reis). E guardo tudo na minha ...