Avançar para o conteúdo principal

Até Sempre Presidente Sampaio

 Ontem à noite falava com a minha mãe e a meio da conversa perguntou-me se eu sabia alguma coisa acerca do estado de saúde de Jorge Sampaio, assim, do nada.

Disse-lhe não ter lido nada acerca disso nos últimos dias, mas que algo me dizia que estaria à beira do fim, e provavelmente mais dia menos dia o inevitável aconteceria, dada a debilidade visível e todos os problemas de saúde que tinha. Falámos um pouco sobre ele e trocámos memórias e depois falámos de outras coisas.

Não esperava contudo que a notícia mais partilhada hoje de manhã fosse efectivamente a da sua morte.

Já não se fazem homens assim: culto, um gentleman, inteligente, progressista, educado, com sentido de humor, distinto, corajoso e com uma sensibilidade acima da média. Chorava e emocionava-se quando algo o tocava e isso é de uma honestidade brutal.

Não vou cá em clichês dos Presidentes de todos os Portugueses - há presidentes que embora os respeite enquanto tal e tenha que levar com eles, não são nem serão o meu Presidente em termos ideológicos. Vivo numa democracia e tenho que aceitar as escolhas da maioria, por muito que me possam desagradar. 

No caso do Dr. Jorge Sampaio, foi um dos meus presidentes - as primeiras eleições em que pude exercer o meu direito de voto, acabada de fazer 18 anos, acabada de entrar na Faculdade. E tenho-o como um homem sensato que se viu a braços com um grande desafio no seu mandato. 

E hoje é dia de enaltecer a sua vida e lamentar a sua  morte. Até sempre Sr. Presidente.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Já começo a sentir o cheiro a férias...

Embora esteja a braços com uma bela gripe de Verão; antes agora, do que daqui a uns dias.

Considero-me mãe a "tempo inteiro"

Pois o foco da minha vida está centrado na minha filha, mas tenho outras responsabilidades que não apenas relacionadas com o dia-a-dia dela, como é óbvio. Deparo-me com uma grande dificuldade em conseguir ter agenda para tudo, e aí acho que o nosso país necessita de evoluir. Ando a contactar escolas de dança para a familiarizar com o Ballet, e umas dizem que só iniciam as crianças aos 6 anos (o que eu acho tarde), outras apenas têm aulas durante a semana às 4 da tarde. Uma pessoa está a trabalhar a essa hora, é impossível levar as crianças no meio do horário de trabalho para estas actividades. Que chatice :(

Os malefícios da adolescência

 Sempre pensei que a minha filha não seria acometida por certas coisas, nomeadamente acne. Eu nunca tive e achei que a genética iria ajudar...mas não. De há uns meses a esta parte a pele da cara ficou qual campo minado e muito também por culpa dela, pois gosta de fazer experiências com produtos que não são para a idade dela, vai na conversa das amigas e não segue as minhas sugestões e agora chegou ao limite pois claro. Lá fui com ela ao dermatologista que é um médico incrível que já nos ajudou há uns anos com um problena de hiper pigmentação, mas fiquei descapitalizada e vamos ver se resulta. Para já foram 200€ assim num piscar de olhos. Seguir o plano durante cerce de 3 meses para nova avaliação. Ao sairmos da consulta disse-lhe assim o médico: "Não te preocupes porque de uma forma ou outra isso vai ter solução e vamos fazer de tudo para não ficares com marcas." E a minha filha que não tem o mínimo de bom senso respondeu: "Eu não estou nada preocupada, a minha mãe é que...