Avançar para o conteúdo principal

O meu pequeno jacaré, que por vezes tem tiques de lagartixa

Como dizia o outro, e deve ter sido a coisa mais acertada que disse em toda a vida, "quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré"; não há dúvidas de que a minha filha, tendo nascido de um jacaré, jacaré é, mas, não nos podemos esquecer que os processos de socialização têm coisas boas e más, e por vezes, tende a pender um bocado para o chinelo, e tem comportamentos medíocres...de lagartixa.

E cá está a Mãe Jacaré para colocar a miúda no devido lugar, para que daqui a uns anos, seja uma mulher com M e com classe.

Pois que no outro dia recebi um email da Escola de Natação, com as directrizes para a nova época desportiva, data de início, professores atribuídos, etc.

E digo-lhe assim:

"Olha, as aulas de natação começam na próxima segunda-feira, e já não vais ter a professora Bianca, porque subiste de nível, por isso, vais passar a ter o professor Frederico."

Responde a catraia:

"Quem?"

E eu:

"O professor Frederico"

Olha para mim de soslaio, e do alto da sua pequenez anui:

"Ahhhhh, o Fred!"

Juro que julguei estar a ter um pesadelo, pelo que desta vez, quem repetiu a pergunta, fui eu.

"Quem??"

E ela:

"O Fred!"

Ave Maria, cheia de graça...dizia eu para os meus botões em jeito de oração.

Depois lá veio a tacada de Mãe Jacaré megera.

"O Fred?? Mas por acaso andaste com o professor Frederico na Faculdade de Motricidade Humana? É da tua idade? Mas que falta de respeito é essa?"

E ela:

"Oh mãããeeeee, toda a gente o trata por Fred!"

"Pois é filha, mas tu não és toda a gente e eu não quero que o trates por Fred. Para ti é professor Frederico, porque para ti ele é o professor, não é o teu colega do jardim de infância."

Se há coisa que me irrita profundamente são faltas de educação e de não se saber o lugar que se ocupa. Eu percebo, claro que sim, mas se os miúdos não forem ensinados desde tenra idade, crescem autênticos energúmenos e pessoas sem sumo, sem nível, e a minha cria de jacaré, por muitos estímulos do exterior que tenha, jamais pode descer ao estatuto de lagartixa.

E com isto lá lhe expliquei que ainda hoje continuo a tratar todos os meus professores com quem ainda mantenho contacto, sejam eles da Primária, Liceu e até Faculdade, por Professor. Nunca vou estar ao nível de quem foram os meus mentores ao longo da vida e creio ser uma grande demonstração de respeito manter, após estes anos, e com tantas ou mais aptidões académicas que alguns deles, a deferência, a admiração e o lugar de discípula grata por tudo o que com eles aprendi.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Receita infalível para emagrecer

 Deixem-se lá de discussões. Qual exercício físico, canetas emagrecedoras, dietas espectaculares passadas pela melhor clínica de nutrição do país e arredores….experimentem arrancar um siso e depois digam lá se não emagreceram.  Desde quarta feira não consigo comer. Estou a líquidos, trouxeram-me gelado e nem isso me tem valido grande coisa tal não são as dores e desconforto.  A balança marca 2 kgs a menos. Portanto é a solução. 

E quase 1 semana volvida en continuo cheia de dores a propósito do dente são extraído

 Tive azar, só pode. As dores são insuportáveis, a analgesia básica pouco funciona, daqui a nada tenho a face queimada de tanto gelo e durmo com uma almofada no pescoço para poisar o lado direito. Praticamente não consigo comer, ou seja, desde quarta feira passada já foram 2kgs e pouco a menos (isso agradeço) mas o desconforto é mais do que muito. Hoje finalmente tomei a decisão de clamar por ajuda porque estas dores já não devem ser normais, e agora estou acompanhada por: Clonix Dualgan Betamox Plus Ou vai ou raxa - mas eu espero honestamente que vá porque já chega de dores por uns dias.

28 anos e 4 horas de vida, desde que a vi em vida pela última vez

É um dia histórico para republicanos e monárquicos e cada qual o entende sob o seu ponto de vista.  Para mim, desde 1998, ou seja, de há 28 anos para cá é um dia que me faz inevitavelmente revisitar um passado que dói.  Eu tinha 20 anos. Era uma miúda imberbe com algum conteúdo, mas não deixava de ter 20 anos. O Verão anterior tinha sido ambíguo. EXPO 98, fui lá uma série de vezes, levei a minha irmã que na altura tinha uns encantadores 10 anos e diverti-me imenso. Mesmo.  A vida universitária corria-me bem. Na verdade foram os anos, enquanto estudante em que fui feliz. Com muita aprendizagem útil, conheci pessoas incríveis entre colegas e professores e deixei de ter de lidar com pessoas parvas e comportamentos parvos, numa altura em que ainda não se falava em bullying mas ele já existia e bem!  A minha avó era doente oncológica há 10 anos, mas na minha cabeça era imortal. Iria ter avó até aos seus 100 anos ou mais. Alguma vez a minha avó partiria mais cedo!? Jamais....