Avançar para o conteúdo principal

Mais um estudo acerca do tema do segundo idioma na primeira infância

Segunda língua mais fácil antes dos 4 anos

alt
Cientistas britânicos e americanos descobriram que é mais fácil para as crianças aprenderem uma segunda língua entre os dois e os quatro anos de idade.
Através de exames ao cérebro de 108 crianças com desenvolvimento cerebral normal, e com idades entre um e seis anos, os investigadores do Kings College em Londres, e da Brown University em Rhode Island perceberam que influências exteriores têm um maior impacto antes dos quatro anos de idade, quando as ligações entre os neurónios se desenvolvem para processar novas palavras.
Eles usaram exames cerebrais para estudar a mielina – substância responsável por proteger o circuito neural, que se desenvolve desde o nascimento. Para surpresa dos especialistas, os testes indicaram que a distribuição da mielina é fixada a partir dos quatro anos, o que sugere que o cérebro é mais plástico nos primeiros anos de vida.
Jonathan O'Muircheartaigh, da Kings College, que liderou o estudo, disse à BBC: "Uma vez que o nosso trabalho parece indicar que os circuitos do cérebro associados com a linguagem são mais flexíveis antes dos quatro anos de idade, a intervenção em crianças com atraso na execução da linguagem deve ser iniciada antes dessa idade crítica."
in Pais & Filhos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Já começo a sentir o cheiro a férias...

Embora esteja a braços com uma bela gripe de Verão; antes agora, do que daqui a uns dias.