Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de outubro, 2013

Um feliz Halloween para todos

E quem diria que sou eu com uma "aura" sinistra; medo!!!!!!

Provavelmente

Apenas as iria usar um par de vezes, mas de facto são uma tentação (obrigada SAV por recordares estas coisas).
Comi uma batatinha doce que me soube mesmo bem...a Bébécas torceu o nariz e não quis, mas fiquei completamente babada quando a vi no passado fim de semana a comer sardinhas!!! Se há coisa que eu não consigo de todo comer, são sardinhas; e a menina, a aproveitar o dia à beira-mar, mandou às urtigas todos os outros pratos possíveis e atirou-se às sardinhas - fiquei parva e que bem que lhe souberam.

...o meu jantar

Quando não apetece nada mais, nada como uma guloseima destas :)

Boneca para a minha Boneca

A avó hoje comprou-lhe esta boneca, mas ela ainda não sabe, shiiiiiuuuuuu!

Robin Thicke - Blurred Lines ft. T.I., Pharrell

Outra das músicas preferidas da minha filha; quer dizer, não valeu de nada a música clássica que ouviu na barriga da mãe e nos primeiros meses de vida...do que ela gosta é disto!

A propósito da pequena "Maria", loira com olhos verdes, que tinha sido raptada, mas ao que parece foi "vendida" pelos pais que são ciganos

Tenho a dizer sobretudo o seguinte: Continua a saber-se muito pouco acerca dos conceitos de raça e etnicidade, daí pensarem ser impossível um casal cigano ter um filho loiro...já nem vou para os campos da genética. Preconceito mesquinho! E agora lembrei-me de um pormenor perfeitamente delicioso; a minha filha nasceu com o cabelo liso e manteve-o assim até perto dos 9 meses, altura em que começou a ganhar mais força e volume e a encaracolar gradualmente. Até ficar o cabelo maravilhoso que ela tem hoje que não deixa de ser muito curioso - apesar dos cachos e caracóis completamente definidos, a raiz dela é totalmente lisa - impressionante. Neste contexto, quando o cabelo começou a ganhar a sua verdadeira forma, o progenitor da minha filha, numa das poucas frases que trocamos perguntou-me se o cabelo dela ia ficar assim, ou "igual" ao meu; ri-me  por dentro, confesso - por pormenores aqui a ali fui percebendo ao longo do tempo que a minha negritude  o passou a incomodar, ta

O conceito de amizade para os mais pequenos

Com as gentes miúdas, é tudo muito volátil e vivido com uma intensidade completamente diferente do que podemos imaginar se não analisarmos os episódios a frio. Enquanto impera a idade da inocência, quando se aborrecem sai o típico "não gosto mais de ti", "não sou mais tua amiga" e afins - mas quando a zanga passa, a amizade passa também a ser a melhor do mundo - até um dia. Noto na Bébécas um sentido de justiça apurado, mas que contesto; se um amigo/a bate noutro/a e esse/a outro/a não se defende, a Bébécas salta de peluche em punho e trata da saúde ao agressor/a. Faz-me lembrar a Mônica, da turma com o mesmo nome, apenas lhe faltam as favolas salientes. Tem um amor desmesurado sobretudo por 2 pessoas neste momento, e se sente que alguma delas por algum motivo lhe falha, sente-se; esta semana, quando a fui pôr à fiel depositária perguntou-me para onde é que eu ia, eu disse-lhe que ia trabalhar - com ar de indagação questionou se eu não ia para casa, se não es

É linda a nossa estação do Rossio

Quando lhe digo

Que estou zangada por se ter portado mal, ou que não gosto dela assim modo diabrete, faz beicinho, chora e a soluçar diz:  - Mamã, mas eu góto de ti...muito; eu não faço mais dipeiátes! E está numa fase em que faz uma grande resistência em partilhar-me com o resto do mundo - ela ainda não percebeu que para ela, serei sempre exclusiva, mas com o avançar dos anos, vai perceber. Mesmo quando chegar o dia de ganhar asas e voar pelos seus meios, a exclusividade dela é e sempre será inquestionável.
Esta dorzita hoje está a tornar-se incomodativa; ontem era do lado esquerdo, e comecei a preparar-me psicologicamente para me ver livre daquele apêndice que se chama Apêndice; mas agora uma dor semelhante, mas do lado direito, todo o santo dia presente. De manhã a dor de cabeça lancinante; for God Sake, mas hoje é o dia da dor??

O pequeno baby George

É um fofinho, como todos os bebés por esse mundo fora, já fez o seu primeiro sacramento, estava muito bonito e a mamã dele, para não variar, também; sempre bem esta Duquesa.

Este senhor...grande Senhor...

Liliane Marise - Eu quero uma Mala Chique

E aqui está, dedicado à minha filhota; só me falta levá-la à FIC!
Vinhamos no carro a ouvir Coldplay e a Bébécas do seu trono informa-me que não gosta daquela música; perguntei-lhe qual queria ouvir e ela prontamente:  - A mala CHI! Aqui não se vêem novelas, mas a rapariga continua vidrada na Liliane Marise! Bem, já que gostas, diz bem as coisas - "eu quero uma mala chique". Mas ela confirma que a mala é CHI! Infelizmente essa música no carro não tocou, tive que a pôr a ouvi-la aqui em casa no computador; e o que ela vibra com a Liliane Marise. As miúdas são mesmo pirosas!

A desarrumação impera por aqui

Doentes desde há 3 dias para cá, mãe e filha, e o resultado é uma grande confusão, não arrumei nada nestes últimos dias e está tudo muito desorganizado. A pequena aproveita-se de umas coisas e abusa, e eu com a febre com que andei confesso que não tinha forças sequer para nada, e as coisas rapidamente se acumulam. Aproveitei ter chegado a casa sem febre e lá tive que me mexer; ela ia olhando e devia estar a dar graças por não a ter mandado arrumar nada, mas dei-lhe mais um dia por convalescença e amanhã acabou-se a baixa por doença. As sandalinhas dela ainda estavam por aqui, lá as guardei na caixinha e já cheia de saudades; para o ano já não lhe servem, outras virão, mas à medida que vou guardando as peças de que mais gosto, fico também com saudades das fases dela que vão passando.

É um terror....ahahahahah

Eu tenho um colega muito engraçado; e como anda sempre a ouvir os episódios engraçados da Bébécas, chama-lhe de "Pequeno Demo". No outro dia, ao ver uma moldura com uma fotografia dela na minha secretária, resolveu fazer uma pequena surpresa - colocar ao lado uma fotografia da Linda Blair - aliás Regan Mcneil, completamente desaustinada. Olhar para aquilo e para a minha Bébécas....ahahahahah, a Regan Mcneil quando estava sossegadinha era bem mais calma do que a minha pequenita a dormir. Ahahahahah

E o que ela gosta de soro fisiológico

Bem, também começou logo na maternidade a confraternizar com o soro; a miúda nas primeiras horas de vida só espirrava, lá pedi à enfermeira um bocadinho de soro, pus-lhe no nariz e parou - resultou. A enfermeira dizia que era normal, mas cá para mim a miúda estava alérgica à vida extra-uterina. Pois que quando vêm as gripes e constipações, é vê-la pôr a cabecita a jeito para mais uma bisnagada de soro, e quando lhe chega à boca, lambe-se toda com o sabor salgado daquilo. Aí somos distintas; ainda hoje, tudo o que seja gotas no nariz, comigo não funciona, de todo. Para ela, é melhor do que lhe darem um doce.
Depois de uma noite péssima (devida à minha grande gripe), pelo facto de não ter dormido nada, febre, vómitos, dores em todo o corpo, nariz a pingar e ao mesmo tempo entupido, a Sra. D. Lady Bébécas decidiu acordar aos gritos e com mau feitio; eu nem os olhos conseguia abrir, tal não era a dor de cabeça e ela desata nuns ataques de raiva que mais me enervaram. Lá contei até 100 em chinês, peguei-lhe ao colo, dei-lhe uns beijinhos e a pequena fera acalmou; é incrível que quando mais nós estamos a precisar de silêncio, mais as nossas crianças fazem barulho, entram em auto-gestão e testam a paciência de um santo. Depois não queria sair de casa - tudo bem, não sais, ficas sozinha, depois não tens ninguém que trate de ti, que te dê o almoço, porque a mamã apesar de estar doentíssima, tem mesmo que ir trabalhar. "Buááááááááááá, eu quélo ir contido!" Depois queria as galochas; escusado será dizer que com gripe, as galochas não funcionam, lá entendeu a minha ideia. Numa fra

E vieram estes Wayfarer

Por mim tinha trazido todos, mas a vida é feita de escolhas e vieram os azuis. A Bébécas ainda disse que a mamã também ficava bem com os rosa, mas estes, encheram-me o olho - finalmente os meus Wayfarer :) Ok, vamos ter uma semana chuvosa e tal...pontaria!
A minha pequenita não piorou, valha-nos isso, mas eu estou bem pior; nem sei como aguentei este dia de um lado para o outro, sem parar e tanta coisa para tratar. Estou de rastos, cheia de febre, consegui comer um pão de leite com queijo, ainda tive que "levar" com o trânsito na 2ª Circular, que, para fazer das Torres de Lisboa até ao Campo Grande demorei mais que de Oeiras, até ali, parando no apeadeiro para ir buscar a Bébécas. ....e depois olha, cometi uma pequena, pequenina loucurita :), com a sempre sincera e honesta aprovação da minha It Girl Bébécas Tinkerbell.
A minha pimpolha já se queixa com o nariz meio ferido de tanto assoar, coitadinha. Ossos do ofício, mas tem que ser; o meu também já mudou de cor, e lá seguimos com espirros, dores no corpo, ela com tosse, eu ainda não, mas ela pelo menos ao momento um pouco melhor do que eu. Fruto do tempo, avante, para a frente é que é caminho.

Desta vez foi ela que me pegou

E estamos as duas de molho; uma noite que para mim foi um tormento, a minha Bébécas cheia de tosse e espasmos, choro de pura irritabilidade, lá foi para a minha cama, e acabei por conseguir que dormisse um pouco, na posição preferida de quando era recém-nascida, exactamente em cima de mim - é curioso como estas memórias ficam nas crianças. E eu lá ia medindo a temperatura, leite para aquik, xarope para ali, Brufen para acolá - quando começo a sentir umas dores no corpo que não deixaram margem para dúvidas, portanto, também já estou convidada. Não sei se é pior ser esta semana, ou na próxima, mas enfim, a primeira constipação para mim deste Outono.

Manhã no Parque dos Poetas

E lá fomos nós passar bons momentos, desta vez no Parque dos Poetas:

18/10 - 03:41AM

Para já comemoro o facto de que na madrugada de anteontem, dormiu o sono dos justos e só acordou já eu estava despachada, mas quis hoje que a sua previsibilidade voltasse ao seu melhor.  - Mamã, quero fazê cócó!!!! Isto às 03:41h da madrugada. Eu nem sei como é que me levanto e não vou aos trambolhões, mas lá cheguei, comecei a tirar-lhe a fralda e o dito já tinha saído e não era pequeno; pego na cria, levo-a até ao bidé, lavo-a, quando já está toda limpinha diz-me assim:  - Mas eu quélo fazê maich! Oh valha-me S. Miguel Arcanjo, mas não sabias dizer logo!? Coloquei-a na retrete e afinal quis ir para o penico dela, lá foi, lá voltou para o bidé, a coisa ficou composta. Depois o leitinho da praxe e boa noite, até já! ...uma vergonha é o facto de há mais de uma semana eu não pôr os meus glúteos e não só no ginásio.

O estilo

Esta minha filha não existe; ao rever episódios do último verão, não posso deixar de sorrir, umas vezes enternecida, outras divertida...tem uma graça... O olhar especialmente nesta fotografia é misterioso/matreiro, mas a avaliar pela pose, é só tirar as devidas conclusões.

É terapêutico, tenho dito

Ah e tal não havia o jumpsuit é novo, ah e tal a sai das riscas também não, e os calção-saia ou vice-versa idem; isto está mau, uma pessoa tem que estabelecer prioridades, quero ir a Macau, vem aí o Natal e isto e aquilo, mas uma pessoa fica que nem pode e não aguenta e são mais uns sapatos pretos, mas uma pessoa faz muitos quilómetros e não estou com sentimentos de culpa, estou apaixonada pelos meus brinquedos novos:

E este aqui para a mamã é qualquer coisa de espectacular

Mais um estudo acerca do tema do segundo idioma na primeira infância

Segunda língua mais fácil antes dos 4 anos Escrito por Pai&filhos Quinta, 17 Outubro 2013 | Visto - 224 Cientistas britânicos e americanos descobriram que é mais fácil para as crianças aprenderem uma segunda língua entre os dois e os quatro anos de idade. Através de exames ao cérebro de 108 crianças com desenvolvimento cerebral normal, e com idades entre um e seis anos, os investigadores do Kings College em Londres, e da Brown University em Rhode Island perceberam que influências exteriores têm um maior impacto antes dos quatro anos de idade, quando as ligações entre os neurónios se desenvolvem para processar novas palavras. Eles usaram exames cerebrais para estudar a mielina – substância responsável por proteger o circuito neural, que se desenvolve desde o nascimento. Para surpresa dos especialistas, os testes indicaram que a distribuição da mielina é fixada a partir dos quatro anos, o que sugere que o cérebro é mais plástico nos primeiros anos de vida. Jonatha

A marca

Estava eu a preparar-me para arrumar a roupa da Bébécas no quarto dela e deparo-me com esta marca no chão, a marca do "crime"; mas o que é que ela andou a fazer que decidiu deixar esta super impressão manual à entrada do quarto!?

Irresistível

Feminino, um mimo - vamos ver se o pormenor da gola amovível vai resultar - faz-me lembrar alguns vestidos que tive com a idade que ela tem agora; já esteve a espiolhar e disse que é muito bonito :)

16/10 - 04:11AM

Aí está a causa para mais uns cabelos que resolveram alourar instantaneamente e sem eu saber porquê e outros tantos brancos. Queria apenas mimo, pegou nas tralhas do ÓÓ e agarrou-se ao meu pescoço; uma hora depois queria leite; e outra hora depois queria ver o Mickey. Esta noite, sê amiga da mamã meu amor, dorme a noitinha toda, please!

Entrámos na fase da observação/conclusão

Tanto que me lembrei de Claude Lévi-Strauss hoje com a saída da minha filha. Estava eu a acabar de colocar os cintos na cadeirinha dela, passam pelo carro dois indivíduos negros e instantaneamente comenta a Lady Bébécas:  - "Mamã, aquele xinhôli não é banco!" Pois, lá lhe disse que de facto não, mas se ela olhasse para mim própria, eu também não o sou... Seguiu-se um pequeno silêncio e eis que:  - "Não mamã, o xinhôli não é banco, não vês, a mamã é!" Continuei até a dar exemplos de pessoas que passavam que eram bem mais claras do que eu, mas o que ela reteve foi que o tom de pele do senhor era bem mais escuro; lancei-lhe o desafio de compararmos com a avó, tia, avô, os amigos, primos - que todas as pessoas têm um tom de pele diferente, mas que o mais importante, é que isso não interessa nada; o que interessa é que as pessoas sejam boas e não façam disparates. Resposta dela:  - "Pois mamã!" Creio que durante os próximos tempos este tema não

15/10 - 06:25AM

"Mamããããããããããããããããã, tapa-me!" Lá a fui aconchegar, obviamente aos tropeções; quando estava prestes a adormecer mais um bocadinho: "Mamãããããããããããããã, a Naínhas!" E cá estou eu novamente com os sonos interrompidos :)

14/10 - 05:40AM

Estava eu para aí no meu 3º sono, aconchegada na minha caminha e um choro de bebé desperta-me - quem a ouvir chorar a meio da noite e caso não saiba, pensa que se trata de um bebé pequeno; ainda mantém aquele soluçar característico. Mas logo o soluçar deu lugar ao "mamãããããããããããããã"; de trambolhão em trambolhão, um pouco de embalo e 1 biberon de leite depois....."mamã, qué ôto bibéion"; lá mamou outro, voltou-se para o outro lado, e dormiu. ...eu é que já não.

E o que eu descobri ontem # As Maravilhosas Cidades do Ouro # Canal Panda

Já mesmo no final da noite, andava eu a programar a box para me gravar os programas de eleição para mãe e filha (as minhas séries e filmes da semana/ alguns episódios do Mickey e Doutora Brinquedos) quando, sem querer, passei pelo canal Panda e vi que hoje de manhã iam começar a exibir As Maravilhosas Cidades do Ouro. Lá está, o meu lado infantil a vir ao de cima, até vibrei - confesso que entre aqueles desenhos animados e uma fatia do melhor bolo de chocolate do mundo, não sei para que lado penderei. Está a gravar, vou matar saudades :)

Apaixonei-me por uma casa!

Linda, maravilhosa, com todos os detalhes de que eu gosto. A casa que tenho neste momento, à qual chamo de meu pequeno palácio, foi um investimento em que aliei a relação qualidade/preço, na altura solteira e boa rapariga, mas que me desse algum espaço de manobra caso a família aumentasse. E tem servido o seu propósito; tem lareira que é algo de que gosto muito, o chão poderia muito bem ser em soalho flutuante, mas são mosaicos - enfim, não se pode ter tudo. Adoro o meu hall com tecto falso em madeira, enfim, como digo, tem detalhes de que gosto e aos poucos vou investindo em decoração, sobretudo no quarto da Bébécas e está a ficar tudo um encanto. Mas vi há pouco uma casa que me preencheu; linda, com espaço, um jardim maravilhoso, áreas amplas, linda, linda, linda - ok, ficava-me, bem feitas as contas em 1450€ por mês - portanto, vou continuar a sonhar :)

Kane - Let it be (Live @ Java Eiland)

Hoje estou totalmente Kane :)

Kane - Damn Those Eyes

Conheci esta banda através do meu amigo Mané já há muitos anos atrás e estou aqui a lembrar-me de uma viagem que fizemos com um grupo fantástico por alguns países da Europa e este grupo, a par dos Cure sempre presente. Esta música podia ter sido a banda sonora do Mané e de uma grande amiga nossa VC, mas não foi, ou até foi - nunca percebi porque é que aquilo nunca deu frutos, acho que nem eles. Cada um seguiu o seu caminho, não tenho que comentar que cada um estará ou não feliz no caminho que escolheu (sua safada, estás em Honolulu e eu aqui!), mas hoje apeteceu-me adoptar os Kane para mim e esta música em especial - é linda de facto - tiveste bom gosto ao dedicá-la à nossa menina Mané.

A minha cria deu-me uma semana particularmente difícil

Teimosa, rezingona, chatinha mesmo - por vontade dela, nem trabalhar podia ir, porque a totalidade do meu tempo teria que ser reservado para ela. Mas isto cansa, cansa, porque tenho que a fazer entender que eu também durmo, como, tomo banho, trabalho, fico doente, tenho dias "não" e temos que dividir o mal pelas aldeias. Mas eu creio que se trata de uma manifestação geral - a mãe está sempre perfeita e maravilhosa e tem até tempo para ir procurar a chucha rosa, porque a branca hoje não interessa; buscas a "Nainhas" grande, porque a substituta está ali mesmo ao lado mas não serve; os ténis de lona estão a secar, mas se a mãe soprar com força eles ficam logo secos e dá para os calçar daí a 10 minutos; faz a trança mas logo a desfaz porque afinal os caracóis hoje são muito mais giros, etc, etc, etc. ....mas vê-la neste momento a dormir, com um ar tão sereno e feliz faz-me concluir que mesmo os dias mais cansativos, valem a pena.

'Estripador de Lisboa' está vivo e mora perto de um dos locais dos crimes - Sociedade - Sol

'Estripador de Lisboa' está vivo e mora perto de um dos locais dos crimes - Sociedade - Sol Isto é mesmo muito interessante e para além de todas as conclusões do Barra da Costa só fico passada com o estado da Justiça no nosso país - o crime prescreveu, logo, mesmo que se descubra o verdadeiro culpado, não pode pagar pelo que fez. Não é a socióloga a falar, mas podia muito bem ser, mas aqui sou mesmo eu - crime cometido jamais deveria prescrever - o criminoso tem que pagar por aquele que fez, tem que ser punido.

Esta semana sucederam-se as noites mal dormidas

Sem explicação, esta semana teve algumas perturbações no sono aqui para os nossos lados; acordou a chorar quase todos os dias, a chamar-me, lá fui dar-lhe conforto e, como diz a música do Rui Veloso, companhia. Esta noite lá carreguei com ela para a minha cama para se tranquilizar, e acaba por resultar. Durmo torcina, mas ela acalma.

Disse, há muitos anos atrás Flaubert

"Ser estúpido, egoista e ter boa saúde, eis as condições ideais para se ser feliz. Mas se a primeira vos falta, tudo está perdido." Numa resenha que escrevi há uns tempos acerca do conceito de felicidade não abordei esta analogia que, pensando bem, encaixa na perfeição. Mas há que explorar os verbos ser e fazer  (no sentido, fazer-se de estúpido). Porque quando queremos fazer-nos passar por estúpidos, em que a carinha de parvo/a e o sorriso cínico tanto ajudam, também reunimos condições para sentir uma felicidade, ainda que momentânea. Fica a reflexão.

Os métodos mais naturais para aprender novos idiomas na primeira infância

Artigo retirado da Pais & Filhos e que conflui exactamente com o que pensei quando decidi proporcionar à Lady Bébécas, na altura com 2 anos o início da aprendizagem de outro idioma, neste caso o Inglês. Tem sido uma experiência fantástica para ela, tem aprendido imenso e foi mais uma boa opção que fiz para dar uma ajuda ao futuro dela - implica investimento a vários níveis, mas vale a pena. Aprender uma segunda língua nos primeiros anos de vida pode ser uma opção muito compensadora. O bilinguismo estimula a inteligência, a criatividade e é um passo à frente para competir no mercado de trabalho. Há ainda quem acredite que falar dois ou mais idiomas mantém o cérebro em forma e reforça a função mental. Rafael ainda não fala. Dá uns passinhos inseguros e às vezes desequilibra-se e cai de rabo no chão. Aos 17 meses, os pais decidiram levá-lo à primeira aula de inglês. É apenas uma aula experimental. Carla e Rui ouviram falar do ensino de línguas para crianças a partir

Ex-piloto de F1 Maria De Villota encontrada morta - Desporto - DN

Ex-piloto de F1 Maria De Villota encontrada morta - Desporto - DN Realmente a vida tem destas ironias; acompanhei a luta da Maria de Villota aquando do acidente que lhe ia ceifando a vida, a coragem dela, o renascer da força e da beleza - era daquelas mulheres com garra e que perante uma adversidade do caraças continuava a ser uma lutadora, linda e com um brilho no olhar. Tocou a vida para a frente, era um exemplo, casou, escreveu um livro e agora uma fatalidade destas - estou sem palavras.
Pensar que estava hoje a dar os parabéns pelos 8 meses da Joaninha a uma amiga minha e lembrar-me que daqui a 2 meses faço 36 anos, sim, 36 - no outro já estava como a Marta Aragão Pinto a colocar um ano a mais e lá dizia eu que já tinha 36, logo ia fazer 37 - mais ano menos ano isto vai dar tudo ao mesmo, mas de facto, se o Universo o permitir, farei os 36 :)

A mamã avisa - a filha não faz caso - depois...chora

Tem sido recorrente este silogismo, e por mais que eu tente com base no diálogo fazer com que ela perceba, quando de facto entende, chorar é o melhor remédio. Eu sei, dialogar a este nível com uma criança de 3 anos não é a melhor forma de a fazer entender que lá em casa quem manda é a mãe e se a mãe diz que não, é NÃO, porque existe sempre uma razão lógica para tal - falha no facto de lhe explicar a razão lógica, ela argumentar com o "mas eu quero" ou o ainda pior "mas eu quero agora!" o caldo entorna, eu fico chateada e o resultado é o mesmo, porque ao ser contrariada, a berraria é ensurdecedora. Passei à fase de avisar apenas uma vez, não ceder ao "mas eu quero agora", salvo se se trata de questões escatológicas ou de maior gravidade como é óbvio e aguardar calmamente pelo desfecho que antevi que iria acontecer. Pois que ontem, teimosa como sempre andava a esticar até ao limite um colar dela, bem engraçado que uma amiga lhe ofereceu; avisei-a que,

Os meus serões começam a ficar ainda mais animados

Amanhã 3ª temporada de Scandal, entretanto ando a ver a rodos Revenge e daqui a duas semanas Downton Abbey e ainda me deve estar a escapar alguma.....ah, Rizzoli & Isles que também deve estar a rebentar. A minha amiga D. que vive em Manila já me anda a aguçar a curiosidade com as novidades que se andam a passar com aquela família inglesa, mas tenho-me aguentado e não fui cuscar nada, eu juro!

Dos trópicos para o pólo norte

Tanto ontem como hoje senti um calor abrasador; então em Lisboa ainda está pior; já fiz há quase duas semanas a aproximação às galochas, mas cedo desisti e só não tenho calçado a bela da sandália porque não tem calhado. Agora dizem que no sábado, abruptamente nos vamos deparar com uma frente de frio polar e que os termómetros vão baixar assim a modos que 10/12º. Será mesmo que isso vai acontecer sem sairmos do lugar, ou é algum meteorologista que vai mudar de Continente e está a armar-se em engraçado!?

Olho para ela

E não consigo disfarçar que fico embevecida com a beleza dela (ok, sou mãe dela, é natural que assim pense), a miúda tem uma cara linda e aqueles olhos rasgados iguais aos meus, ainda lhe ficam melhor a ela, do que a mim, claramente. Para mim continua a ser a minha bebé, é pequena de facto, o que são 3 anos de vida - mas tem tamanho de quase 5 e isso faz-me querer que cada momento seja mágico, mesmo aqueles em que tenho que lhe mandar um grito, devido ao seu mau comportamento. O "tás tiche comigo" deixa-me de rastos.

Recluso há 33 dias em greve de fome em 'estado deplorável' - Sociedade - Sol

Recluso há 33 dias em greve de fome em 'estado deplorável' - Sociedade - Sol É incrível chegar-se a este ponto...temos o lado humano, o lado racional, o lado das possíveis vítimas, o lado do criminoso...são situações muito complexas de digerir e tão pouco se sabe o que este homem fez - mas o querer estar perto da família já de si lhe atribui um certo mérito.

Fala-se em praia

E sai-se ela:  - "Vamos ao Ágáve mamã?" O Algarve marcou-a mesmo; atrevo-me a dizer que foi mais vezes à praia aqui por cima, do que propriamente no Algarve, que se resume a uns dias uma vez por ano, mas ela gosta mesmo daquele ambiente. Praia e diversão = Algarve.

Ahahah, acabaram de me "oferecer" um cão

Ah e tal, para a Bébécas ter ainda mais um animal de estimação em casa - mas qual é a parte que já temos lá duas coelhas Toy que parecendo que não requerem bastantes cuidados e já andei quase um mês a alimentar e hidratar uma delas com uma seringa e papinhas de fruta. E com um animal de estimação dito "exótico" de apenas 200/300grs na altura, gastei mais em veterinário, do que no valor comercial da criatura - não lamento o que gastei, pois os nossos Pet's merecem tudo. Mas estão lá na sua gaiola cheia de condições e mimos, quando a Bébécas anda calma andam à solta dentro de casa a explorar todos os recantos e ela atrás delas, nem me fazem caganitas no chão, porque curiosamente a maior parte das necessidades fazem-nas no wc como os gatos, portanto para quem vive num andar, nada melhor. O cão, até podia ser a criatura mais pequena, mais meiga, mais mais....mas só o facto de necessitar ir à rua uma série de vezes por dia, necessitar correr e saltar e ter aquele cheiro
....e ontem, depois da maratona doméstica numa hora, ainda jantei por lá qualquer coisa que arranjei no frigorífico, passei umas peças de roupa a ferro, dobrei outras tantas para passar noutras núpcias e adormeci a meio do episódio da Revenge gravado no dia 03/10 e que pela segunda vez consecutiva ainda não consegui terminar de ver. Às 3.42h da madrugada eis que acorda a minha Bébécas num choro desalmado para eu a ir buscar à cama dela, ainda tentei adormecê-la com jeitinho, dar-lhe leite, mas a cria só acalmou mesmo na minha cama e lá pernoitou até de manhã e eu, cheia de dores de costas, de tão torcida que dormi. O ginásio esta semana ainda não viu por lá os meus glúteos :(

Antes de sairmos de casa

"Mamã, ainda não tomei a minha vitaminina"  - Vi-ta-mi-na, filha, vi-ta-mi-na - tem quatro sílabas. "Não mamã, é vitaminina". Não há um teimoso sozinho, é um facto, mas a minha filha quando teima, nunca tem razão - pelo menos por enquanto!

Numa hora

Fazer uma panela cheia de sopa, despi-la, dar-lhe banho e afins, aspirar a casa, apanhar uma máquina de roupa da corda e colocar lá outra, despejar o aspirador e arrumá-lo no devido lugar, limpar a gaiola das coelhas, apanhar os brinquedos, descascar uma laranja e depois partir uma maçã aos quartos, tudo isto antes do jantar...é obra, repito, numa hora. E depois a minha filha ainda exige mais isto e aquilo o "mas eu quero agora" dos últimos dias e eu a não me poder desdobrar em 2, nem em 3 e achar que mesmo que pudesse ela tem que saber esperar, tem que perceber que desde sempre estou aqui apenas eu para ela e o tempo não estica e as minhas mãos são apenas duas. E a semana ainda agora começou....

Não é o dia indicado

Porque estou ligeiramente constipada, talvez seja o início da primeira gripe deste Outono, mas estou a deliciar-me com um destes:
Bem, foi um dia como todos os 6 de Outubro de há 15 anos a esta parte; o ramo de margaridas lá ficou no jazigo da minha avó, estivemos lá a reflectir, pensei nela, dei-lhe um beijo com a alma...neste dia, tinha mesmo que lá ir.

É impossível esquecê-la

15 anos, my God, há precisamente 15 anos atrás fui visitar a minha avó ao hospital e achei-a baralhada, mas hidratada, com bom aspecto, os "barris" de quimioterapia a correr por um lado, a bisnaga de morfina na barriga, dizia não ter dores e queria ir para casa passar a roupa a ferro da filha, das netas e do genro. Do alto dos meus 20 anos tinha a certeza que se ia safar de mais um cancro, desta vez o LNH, porque ela era forte, corajosa e não podia morrer. Aquilo que naquele dia 04/10/98 me pareceu um discurso um pouco descoordenado, que assumi fosse resultado de algum calmante, foram claras despedidas a todos quantos estávamos naquela enfermaria - despedida a nós e talvez as boas-vindas ao sítio onde estava prestes a entrar. A enfermaria da minha avó não tinha flores naturais, não podia tê-las e a minha avó chamou-me para perto dela e disse-me assim:  - Olha Tanoka (era assim que me chamava e neste momento faz-me todo o sentido partilhar esta intimidade), este quarto
...esta semana tem andado com perturbações no sono, que é como quem diz, acordar com choro de bebé a chamar por mim, agarrar-se ao meu pescoço, pedir mais um biberon de leite e dormir ao meu lado, aí sim, o sono dos justos. Serão meros pesadelos, dores de crescimento, ou necessidade de receber ainda mais mimos!?

O Honey está a despedir-se dos "intas"

E na próxima sexta-feira faz 39 aninhos - ena tantos!!!! Para o ano será um quarentão cheio de charme e pouco juízo, veremos. Eu que costumo ser tão criativa e gosto tanto de oferecer presentes úteis, mas que marcam e que sejam sobretudo "usáveis", ainda não decidi o que lhe vou oferecer - o menino, parece meio desligado, mas usa coisas boas e bonitas, portanto estou perante um problema. Comentário dele - dá-me um beijinho e um abraço que eu já fico muito feliz. Quando se quer, é-se perfeito!

O Habermas vem à Gulbenkian a 28/10

Gostei imenso de o estudar e para mim é uma referência em termos filosóficos e sociológicos dos nossos dias. A sua ligação ao pensamento das sociedades e das democracias do capitalismo avançado do séc. XX, bem como o conceito de acção comunicativa em que a razão constitui um sistema básico e operante da sociedade. Este conceito pode revolucionar não só a forma de analisar as sociedades modernas, como também os sistemas de ensino, cultura cívica, fragmentação sociocultural. Para quem tiver oportunidade de assistir a esta palestra, não se irá arrepender de todo.

A letra R

Está perdidamente apaixonada pela letra R, e a principal demanda nela neste momento é identificar o maior número de R's que consegue. Uma das peças de decoração que tenho no quarto dela são exactamente R's e A's em madeira, de todos os formatos e feitios, conjugados com as estantes, prateleiras e brinquedos. Hoje fui até à Casa  ver as novidades, trouxe de lá umas coisinhas para a nossa casa, entre as quais um R grande em branco, que coloquei na porta do quarto dela - delirou, ficou mesmo feliz com o miminho.

Numa avaliação preliminar

A forma de inteligência dominante neste momento no que toca à Bébécas é a Inteligência Interpessoal: "Habilidade para comunicar com os outros, para determinar os seus sentimentos e adaptar as palavras, o tom e os gestos aos mesmos. Podemos estimulá-la através de qualquer jogo de grupo que esteja determinado pela interacção entre duas ou mais crianças, como brincar às profissões, aos cozinheiros, às bonecas, fazer teatro, desporto e jogos de mesa" Aqui incluo brincar com carrinhos, garagens, estações de serviço e os tão adorados Lego's. No fundo, é uma criança que adora brincar, criar, é muito perfeccionista nos trabalhos que faz e já sabe que enquanto não termina uma tarefa, não há nada a fazer - não se deixam coisas a meio.

Ok, com as galochas não faz mal

Mas com as carneiras, ténis e afins não dá jeito nenhum; e explicar a uma criança de 3 anos a diferença? Porque é que com as galochas posso e com o restante calçado não? Logo uma coisa que é tão divertida! Ainda por cima não estamos a falar de poças de água como a da imagem que retirei da internet, mas sim de autênticas crateras lunares cheia de água, que davam para servir de aquário a um belo cardume. Afinal quem sofre, a criança ou a mãe?

O chá de bebé do meu afilhado

Está quase a chegar o meu afilhado tão desejado e o chá de bebé já está marcado para dia 01/11....em Madrid. Não podias nascer mais perto meu tesouro!?