Avançar para o conteúdo principal

É cansativo lidar com pessoal que tem a mania das doenças

 E viver debaixo do mesmo tecto então, é esgotante. Assim é a minha filha, ao ponto de lhe dizer que qualquer dia tem uma coisa séria e eu não vou acreditar. 

Há sempre uma dor aqui, uma falta de visão ali, um pico acolá, uma alergia acoli e eu não tenho a mínima paciência e tempo para lidar com incidentes clínicos, que não o são.

A última de todas foi a aparição de, não uma, não duas, mas sim, três cáries! Até poderia dar-se o caso se ela tivesse uma má higiene oral, abusasse dos doces, não fizesse consultas periódicas e higienização oral, só que…cumprimos com todos os requisitos ou não sejam a higiene e saúde oral uma das minhas grandes pancadas.

Esteve há pouco mais de um mês na higienista oral para fazer a manutenção, teve a consulta de rotina há menos de um ano, já tendo a próxima marcada para o fim do ano pelo que…três cáries assim de repente seriam um fenómeno a ser estudado. Mas lá andei a espreitar com a minha paciência e o auxílio do ferro que se chama sonda de exploração ou agulha de sonda, qualquer coisa assim, tentei que ela percebesse que se a ponta do ferro não entra no hipotético furo, e dado todo o acompanhamento que ela tem, que não tem cáries nenhumas.

De seguida veio o drama de que até lhe vai afectar a dentina, vai ter mau hálito, vai ter que desvitalizar os dentes e sei lá mais o quê e no fim termina com o “a culpa vai ser tua mãe”. Bom, já ultrapassámos os limites do razoável e os da hipocondria e eu não tenho paciência para isto. Tive que accionar o plano B:

Munida de uma boa lanterna e uma câmara fotográfica, abriu a boca e fotografei as “cáries dela”, fotografei os meus dentes e forneci-lhe o material para sua análise científica, análise esta a juntar com a fase anterior que foi a experimental em que a sonda não detectou qualquer orifício por mais pequeno que fosse.

“Ahhhh, pronto mãe. Eu vi uma coisa que achava que era. Fogo, não é preciso ficares assim!”

É preciso ter uma paciência. Imagino quando esta miúda um dia se preparar para ser mãe e começar lá para os cinco meses de gravidez a sentir as contracções de Braxton Hicks, vai pôr o marido a acelerar para a maternidade durante meses. Quando lhe rebentarem as águas, de facto, o tipo vira-se para o outro lado e manda-a dormir, que isso passa. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Já começo a sentir o cheiro a férias...

Embora esteja a braços com uma bela gripe de Verão; antes agora, do que daqui a uns dias.