Avançar para o conteúdo principal

Efemérides de Maio

Primeiro é o Dia da Mãe que me traz emoções fortes, depois é o dia 17 de Maio, que foi o dia de todas as revelações há 8 anos atrás...durante uns bons anos era um dia sofrido e a sensação foi-se esbatendo.

Tenho uma memória tramada, que me cansa, porque não coloca na prateleira lá detrás certas coisas que passam a ser quase irrelevantes, mas a verdade é que já não encaro o 17 de Maio como um dia mau; foi apenas mais um dia em que se passou algo que recordarei, mas cada vez com menos emoções à mistura.

E temos amanhã o 19 de Maio - tenho tantas, mas tantas saudades da minha Madrinha Guida e continuo, passados quase 3 anos a ter grandes dificuldades em encarar a sua partida. Ela era alegria, boa disposição, energia, vida, e no tal 17 de Maio de há 8 anos atrás, foi ela que me abraçou no seu colinho, foi ela que evitou que o meu sistema nervoso prejudicasse a minha bebé....enfim, ela esteve sempre lá.

Faria 63 anos amanhã, mas passava à vontade pelos 50 e poucos. Maneirinha, pequenina, com perninhas de boneca, sempre arranjadinha, gira, sem tabus, sem complexos, sem parvoíces.

Se voltasse a ser mãe de uma menina, gostaria que se chamasse Margarida - gostava tanto de voltar a pronunciar este nome com amor por alguém. Lembro-me dos nossos momentos, dos nossos lanches em "Champs d' Ouri" como nós carinhosamente chamávamos a Campo de Ourique, o bairro dela e onde eu passei parte da minha infância. Haverão sítios mais inesquecíveis do que o Canas, a Tentadora, o Brilhantes, o Jardim da Parada...

Onde quer que estejas Guida, nem ouses pensar que algum dia me esquecerei de ti. E acredito que para lá do Arco-Íris, continuas a ser a mesma Guida, Madrinha amiga, companheira dos meus dramas, das minhas paixões, daquela vez em que me salvaste a vida à conta da pneumonia aguda e ainda te chateaste com o "outro" porque me deu estaladas para me reanimar - coitado, fez o melhor pôde. Tanta memória e tanto que ainda tinhas para viver.

Acredito que o fuso horário do teu sítio esteja à frente do meu, por isso, quero ser seguramente a primeira pessoa a mostrar-se que não me esqueço que foi o dia 19/05 que te viu nascer.

É caso para dizer....sinto uma eterna saudade de ti.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Já começo a sentir o cheiro a férias...

Embora esteja a braços com uma bela gripe de Verão; antes agora, do que daqui a uns dias.