Avançar para o conteúdo principal

Teve nega a Matemática e é campeão mundial de cálculo - Portugal - DN

Teve nega a Matemática e é campeão mundial de cálculo - Portugal - DN



...e quanto a mim não se tratará apenas do facto da criança ser ou não sobredotada, nem da disciplina de Matemática ser mal leccionada pela maioria dos professores - isso é um facto indiscutível.



Mas há que ter em atenção que cálculo, álgebra e aritmética são campos completamente diferentes.



Lembro-me que em testes psicotécnicos que fiz por volta do 9º ano, os resultados em cálculo mental eram brilhantes, bem como em raciocínio lógico - por vontade daqueles testes eu teria ido para uma área relacionada com a Matemática. Não tenho problemas com aritmética, mas não me ponham álgebra, muito menos linear e matricial que eu mando-as dar uma curva.



Só não mandei na faculdade nas cadeiras de estatística porque o curso tinha que ser feito e eu não sou de deixar coisas para trás, mas por opção...álgebra não.

Comentários

Anónimo disse…
Matemática não é fazer contas... É precipitado culpar a escola e os professores. O programa de quinto e sexto anos é extraordinariamente aborrecido. Mas o certo é que cada vez menos se cultiva a capacidade de sentar, abrir um livro e estudar. O estudo independente e autónomo raramente parte dos alunos e, infelizmente, os pais subestimam a capacidade que uma criança dessa idade pode ter (com treino e disciplina) para se sentar sozinha a estudar. É um processo que demora, mas funciona. Já meti miúdos hiperactivos a estudarem horas sozinhos, para espanto dos pais e professores. O pior que se faz é subestimar uma pessoa e fazer-lhe crer que não é capaz.
Tive muitos professores com pouca sensibilidade para chegarem a mais do que um tipo de aluno, mas os livros safaram-me na mesma medida que eu estava disposta a esforçar-me. Sempre. Tenho alunos (apesar de mais velhos) que chegam a queixar-se da matéria e têm o livro intacto. Dá raiva. Resolvo isso num instante. Explico muito pouco, ponho-os a ler e a fazer os exercícios que o livro já traz feitos.

Álgebra Linear é amoooooor, amor, amor, amor.
Brown Eyes disse…
Sabes que "invejo" as pessoas assim, que amam álgebra - é que não consigo perceber porque é que eu não gosto. Mas sou um bicho raro, se me desafiarem, ou disserem algo "não és capaz", não mudo de opinião, mas resolvo um problema com bastante gozo :)

Mensagens populares deste blogue

Já começo a sentir o cheiro a férias...

Embora esteja a braços com uma bela gripe de Verão; antes agora, do que daqui a uns dias.