Avançar para o conteúdo principal

Consciência de si

 Existem pessoas que passam pela vida sem saber nada de si próprias. Há quem se ache e não passe de uma fraude, há quem não se ache nada e até seja qualquer coisa…e depois existem aqueles (muito poucos) que têm uma consciência de si extraordinariamente precoce. 

Espero que neste caso a presença de espírito a acompanhe sempre e perceba que deve seguir sempre o caminho do Bem e do respeito por si própria, pelos seus ideias e pelos outros.

Face a isto, a minha filha no regresso da escola disse-me isto:

“Mãe, quero mesmo mudar de escola. Quero ir para uma escola de dotados.”

Confesso que a minha primeira reacção foi abrir os olhos com espanto e tive que retorquir:

“Escola de dotados? Mas onde é que foste buscar essa ideia? A que te referes com escola de dotados?” - percebo perfeitamente os dogmas dela mas era importante dissecar a ideia.

“Mãe, as pessoas não têm conhecimentos, nem inteligência como nós (vá lá, colocou-me igualmente no lado dos bons) portanto eu tenho que ir para uma escola onde só haja pessoas inteligentes. Assim como estou não me sinto realizada.”

A lição do dia: não menosprezes quem achas ser menos inteligente, apenas não te aproximes de quem não te acrescenta valor e te maltrata. Precisamos de todo o tipo de seres na nossa vida e com todos aprendemos, não obstante estarmos cada um no seu patamar.

E não, infelizmente não existem escolas para (sobre)dotados no nosso país e avizinha-se uma fase complicada de insatisfação permanente e eu tenho que ser criativa para a conseguir motivar.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Já começo a sentir o cheiro a férias...

Embora esteja a braços com uma bela gripe de Verão; antes agora, do que daqui a uns dias.