Avançar para o conteúdo principal

Diálogos com uma miúda inteligente em que eu me dou por vencida

 E é difícil eu dar-me por vencida, mas com uma criança assim, por vezes o melhor é mudar de assunto

“ - Mãe, no filme entrava aquele miúdo gordo, o Pedro….

- Rita, não digas isso. Ele tem nome, não o chames de gordo, por favor.

- Mas ele é gordo mãe, e se eu fosse dizer só o nome dele tu não sabias. Assim já sabes quem é!

- Rita, eu não vou admitir que tu te refiras às pessoas dessa forma, porque não é correcto. Também não gostas que te chamem preta, certo? Ficas a chorar. Agora imagina o que sentem as outras pessoas.

- Mas eu não sou preta mãe, e ele é gordo! Eu não o insultei, eu apenas disse que ele entrava no filme e disse que era o miúdo gordo porque tu assim já sabes quem é. É uma constatação. Se me chamarem castanha eu também não me importo porque eu sou castanha, preta não. Isso aí já é insulto porque não corresponde à verdade e é para magoar!”

Terminou aqui a conversa, podia ter dado pano para mangas e ao assunto retomarei um dia, embora tenha que concordar que a miúda tem carácter. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Já começo a sentir o cheiro a férias...

Embora esteja a braços com uma bela gripe de Verão; antes agora, do que daqui a uns dias.