Avançar para o conteúdo principal

A (minha) balança, o meu IMC, o meu peso...

Tenho aqui deixado de quando em vez para memória futura o meu estado civil com a balança, nos últimos tempos e mantenho que neste momento "estamos numa relação".

Nunca na vida tive excesso de peso, nem na gravidez - aliás, no final da gravidez estava tão magra que quem me visse de costas não percebia que vinha lá bebé, e que bebé.

Tenho uma estrutura semelhante à dos meus pais - são ambos de constituição magra e elegante sendo que nunca cheguei sequer à magreza excessiva da minha mãe, portanto a genética ajuda um bocado.

Há dois anos atrás, após a operação aos pés engordei um bocado, o que me disseram ser normal após cirurgias aos membros inferiores, depois recuperei. E no ano passado, como rescaldo do confinamento, ganhei formas arredondadas que não havia conhecido até então.

Os brutalmente honestos diziam que eu estava bem, mas se perdesse 2/3kg ainda ficava melhor, os que não querem magoar diziam que eu estava bem e depois aqueles comentários que não se percebe se são maldosos ou não, mas que não interessam para nada.

Bom, a verdade é que eu sentia-me pesada: a roupa mais estilizada passou a ficar muito justa, a roupa que era justa, deixou de servir. Sim, alguns pares de calças sem elasticidade, saias e calções, não passavam. Isto é o limite do razoável. Pesava-me e a balança acusava peso que só tinha alcançado na gravidez e o IMC na fronteira entre o "normal" e "excesso de peso".

Tomei as rédeas e fechei a boca. Comigo funciona assim, fermer la bouche. E desde meados de Agosto até hoje, perdi 10kgs. Precisamente 10kgs. As tais roupas estilizadas voltaram a servir e eu sinto-me Eu. Ainda não estou como quero, porque me convenci que ia chegar a um certo patamar e para lá chegar ainda tenho que despachar mais 8kgs. Não sei se lá chegarei, mas tenho esse objectivo, quanto mais não seja para não voltar a obter a massa gorda que o Covid me deixou. 

Não me posso esquecer que daqui a um mês terei 44 anos, fui mãe e o corpo muda, quer queiramos quer não, sobretudo quando não temos vida para andar com PT's, massagens e afins, mas parte de nós também um esforço, sobretudo quando a nossa genética também ajuda.

Sei que agora quaisquer 500 gramas de perda vão ser muito mais difíceis, mas quero acima de tudo manter. Mesmo querendo perder os tais 8kgs, a verdade é que agora estou na norma, na minha norma e, salvo se as minhas células se rebelarem contra mim o que também é possível, neste momento, ainda tenho o controlo deste bicho estranho que é o meu corpo.

Ah claro, o IMC agora está normalíssimo! 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Já começo a sentir o cheiro a férias...

Embora esteja a braços com uma bela gripe de Verão; antes agora, do que daqui a uns dias.