Avançar para o conteúdo principal

Quando uma amizade termina

É natural à nossa espécie que as coisas por vezes corram bem, outras vezes...nem tanto, e reflecte-se nas relações afectivas, laborais, sociais.

Nas relações afectivas e laborais entendo melhor do que nas sociais. O amor pode acabar numas, noutras a competição desmedida, agora no que toca à amizade, essa deveria ser inabalável, resistente a qualquer tumulto, mas infelizmente nem sempre assim é.

Prezo muito as relações de amizade que tenho e a verdade é que tenho casos em que passo que tempos sem o convívio chegado e "por culpa" de ambas as partes, mas a amizade está sempre lá. O clã une-se nos momentos mais necessários e já tive provas na minha vida pessoal que assim é. Lembro-me precisamente dos meus momentos mais sombrios, dos que deixaram algumas vezes até a família para segundo plano porque eu precisava e o inverso. A verdade é que para jantaradas e copos há sempre demasiada gente, mas para os momentos em que precisamos de um ombro ou até do silêncio de alguém, contam-se de facto os que estão.

E os amigos quando o são na verdade, não atacam o seu amigo, não o aborrecem com cenas que só fazem perder tempo e energia. Os amigos não devem ser tóxicos, possessivos e agressivos até, porque quando assim é, o melhor é apartar.

Se calhar a amizade não era assim tão pura como pensávamos ou viamos a amizade de uma forma as outras pessoas viam de outra, ou até pensavam que a amizade era outra coisa. É complicado lidar com o ser humano para o qual hoje a amizade se pauta por um ponto, mas amanhã já se pauta por outro até chegar a uma altura em que começa a ser sufocante e nefasta para todas as partes.

É triste quando assim é, porque foram castings mal feitos, mas também há que retirar daí alguma aprendizagem. Já fui muito radical e cortava o mal pela raiz à primeira, já passei ao extremo oposto e sofri horrores com amizades que terminaram mal e agora estou na fase em que penso que as acções devem ficar para quem as pratica, desligo o botão, fico no meu poiso para não ter que me chatear.

É triste, porque as coisas não teriam que ser assim, mas a verdade é que nem todos têm que gostar do amarelo e quando os seres humanos não se respeitam enquanto tal...não vale mesmo a pena.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Já começo a sentir o cheiro a férias...

Embora esteja a braços com uma bela gripe de Verão; antes agora, do que daqui a uns dias.