Avançar para o conteúdo principal

As surpresas da minha filha

 A minha filha é a minha paixão de vida. Se existe o “grande amor de uma vida”, a minha filha ganha claramente o galardão. Posso estar irritada com ela, pode ter feito disparates, pode ter desobedecido e eu a ter apanhado a fazer algo que estava fora de questão… como hoje e que já me fez confiscar-lhe o telemóvel outra vez, ela confessar-me que me odeia…e estamos nisto. Com um ambiente um pouco turvo, mas vai passar, como passa sempre e depois, olho para ela, e percebo que ainda a amo um bocadinho mais, e concluir que existem escalas que nunca rebentam. 

Há uns dias atrás surpreendeu-me. Sempre que faço anos, ou no Natal, ou quando lhe apetece, presenteia-me com trabalhos feitos por ela. Sejam desenhos, cartas, poemas…e são esses presentes que me tocam o coração. Mas eis que, 11 anos…já são um posto e ela, que provou não necessitar de parceiros no crime, decidiu inovar. 

Eis que no dia dos meus anos acordou e correu até mim com um presente embrulhado. Capa dura, pensei num livro e que fossem estratagemas dela com a tia.

Desembrulho e…sai-me esta agenda, com os versos de que tanto gosto do Luís Vaz, e ela feliz da vida porque tinha encomendado sozinha, escolhido o autor do poema sozinha, e achava que eu ia gostar porque todos os anos tenho a minha agenda onde anoto os meus apontamentos, metas, sucessos e fracassos, to do lists, e até o ciclo menstrual, não vá a coisa dar-se e assim, pelo menos às 5 semanas, já o saberia. 

Agarrei-me a ela. Eu que até agora tinha a predilecção pelas agendas Moleskine, a última das quais com grafismos do Petit Prince, fiquei a adorar esta, que é “apenas” uma agenda corriqueira de tipografia, mas foi a pensada é escolhida pela minha filha. E isso para uma mãe, é tudo.

É claro que se meteu em despesas em conluio com a filha da nossa vizinha que trabalha na tal tipografia e a quem ficou de pagar a agenda, negócios esses que vim a saber posteriormente foram feitos com o máximo rigor e honestidade, muita preocupação em pagar e enquanto não o fez, deu todas as justificações…tudo em prol de manterem o segredo perante mim, para que a surpresa não ficasse estragada.

E não ficou, e ainda mais orgulho tenho nesta menina que é a minha filha. Tem um coração gigante e que esse gigante continue a abraçar tudo aquilo em que ela acredita. 

Obrigada Filha. Por existires, por seres assim.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Já começo a sentir o cheiro a férias...

Embora esteja a braços com uma bela gripe de Verão; antes agora, do que daqui a uns dias.