Avançar para o conteúdo principal

De ano para ano nota-se de facto o incremento dos custos com a Educação

Quando a idade é muito tenra, temos as despesas com o colégio, a roupa, fraldas e por aí. Mas à medida que eles vão crescendo, de facto nota-se que tanto a responsabilidade como as despesas aumentam, e sobretudo quando, com maior ou menos sacrifício da nossa parte lhes tentamos proporcionar o melhor...ainda mais.

Desde os 2 anos e meio a minha filha anda na escola Helen Doron a aprender Inglês - à parte do mês de Outubro em que tinha que invariavelmente adquirir o material escolar (livros, cd's e dvd's de apoio), os restantes meses pagava uma mensalidade de 39€.

Pois a partir de agora, dada a idade dela, o tempo de aulas aumentou de 45 minutos para uma hora e a mensalidade subiu para 45€ - não parece um aumento relevante, mas acaba por ser.

O material escolar para o colégio também sofreu um ligeiro incremento, como está no pré-escolar também já tem manuais, dossier, etc.

O meu desejo que ela ingressasse no Ballet para já ficou adiado, pois, embora tenha encontrado escolas em que ela já podia iniciar, não tenho disponibilidade de tempo para a levar, dado o meu horário de trabalho e mesmo actividade profissional.

Mas...através do colégio vai passar a frequentar a natação. Vai 2 vezes por semana, na carrinha do colégio, pois caso contrário era também impossível irmos pelos meus meios. Mas, lá está, mais uma mensalidade e tudo isto começa a requerer uma ginástica considerável e uma gestão cuidada.

Não quero de todo sobrecarregá-la, mas considero que a aprendizagem do Inglês tem sido muito positiva para ela e, a natação faz-lhe bem à saúde, é das modalidades mais completas...e aprende a nadar que é coisa que a mãe não sabe ;)

Para o ano, com a entrada no 1º Ciclo, começo a antever em várias frentes o que para aí vem!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Já começo a sentir o cheiro a férias...

Embora esteja a braços com uma bela gripe de Verão; antes agora, do que daqui a uns dias.