Avançar para o conteúdo principal

A Noite das Estatuetas Douradas

E eis que a cerimónia que esteve quase para não se realizar, devido à tão famosa greve dos guionistas, teve lugar esta madrugada, com o brilho e o glamour que lhe são característicos.

Lembro-me de há uns anos atrás, no fulgor da juventude ser esta uma noite mágica para mim. O desfile das celebridades pela passadeira vermelha, as nomeações a meu entender mais ou menos justas, os discursos dos laureados, enfim...era uma noite que passava quase em claro, com uns chocolates de um lado e umas pipocas de outro e os avisos da Mãe a relembrar que era bom não esquecer que no dia a seguir tinha que estar a horas na escola, e não me seriam justificadas faltas de atraso por ter cedido mais uma vez ao vício de ver a cerimónia dos Óscares.

Confesso que de ano para ano a ilusão vai-se desvanecendo, mas ainda conservo alguma curiosidade sobre quem vai recair o tão disputado prémio. Talvez por ser uma amante incondicional de cinema, talvez por seguir atentamente o que de melhor se faz na indústria do cinema, talvez por admirar alguns actores e seguir o seu percurso ao longo dos anos...também eu faço as minhas apostas.

Lamentavelmente não consegui seguir a cerimónia até ao fim, o João Pestana teimou em levar-me cedo para as paragens dos sonhos mas o que retenho mais uma vez é que foi de facto uma bonita cerimónia, com os recados políticos do costume em ano de eleições americanas, terão ganho os melhores segundo critérios mais ou menos transparentes. Faltou o bom humor de outros tempos, mas também creio que a conjuntura mundial não permite neste momento a proliferação desses "apanhados".

Termino expressando a minha humilde opinião:é de facto indiscutível (segundo afirmam os críticos) a qualidade do filme "Este País não é para Velhos", mas penso que "Expiação" terá sido o grande perdedor. Não me canso de dizer que foi um dos melhores filmes que vi nos últimos tempos.

Comentários

Unknown disse…
os óscares, sempre pus algumas reservas aos critérios de nomeação e escolha da academia, mas enfim...
Políticas à parte, a cerimónia é dos poucos acontecimentos sociais do ano, que prende meio mundo ao ecrã, pensada ao ínfimo pormenor e executada com o mesmo profissionalismo como a produção desses filmes.
Em relação aos prémios deste ano, sinceramente não sei, há muito tempo que não via um ano com tantas boas obras que por mim os prémios são todos justos, eheheh.
Fica bem
Pipas
P.S. concordo contigo em relação à "Expiação" merecia mais prémios
Rui César disse…
Queria só deixar o meu primeiro comentário neste blog que achei desde do primeiro instante muito interessante pela forma que é escrito...

Gosto muito de ir ao cinema... mas em terras alemãs os filmes estão todos dobrados... e este ano nao pude ver os filmes candidatos pois o meu alemão nao vale muito...

Tenho que aproveitar as minhas idas a Lisboa para me actualizar cinematograficamente...

Prometo voltar a este blog.

Kiss,

Rui
Anónimo disse…
Siento Escribir en Español:

Hola Amiga...

Gracias por leer el artículo de "Paris" y mi reportaje en UNICEF.

Estoy de acuerdo contigo..."El cine" es fascinante, es mágico, puedes transportarte a otro mundo, puede hacerte reír, llorar, sentir y Soñar...Además es un espacio de "Denuncia Social",...Realmente hay "Documentales Espectaculares"...

...Te recomiendo "Invisibles" producido por Javier Bardem, reciente ganador de los óscar como mejor actor de reparto en "esa película que has mencionado" de los Hermanos Cohen...

Beijos...

PD: Continuaré Leyéndote desde la Lejanía...

Tu amigo "Terroncete"
(Juan Talavera)
Jazz disse…
Ano de grandes filmes, sem dúvida... "Haverá sangue", "Expiação", "O Lado selvagem", "The Bourne Ultimatum"... e amanhã a estrear o imperdível "Este País não é para Velhos".

Que o próximo ciclo seja pelo menos tão bom!

Bj.

Mensagens populares deste blogue

Já começo a sentir o cheiro a férias...

Embora esteja a braços com uma bela gripe de Verão; antes agora, do que daqui a uns dias.