Avançar para o conteúdo principal

Mataram o Rei!

Finalmente o exageradamente extenso mês de Janeiro chegou ao fim, já estamos em Fevereiro, entrámos na época do Entrudo (que por sinal não me agrada particularmente), mas hoje um dos temas do dia é sem dúvida o facto de se cumprir o centenário da morte de El Rei D. Carlos e seu excelentíssimo filho o Príncipe Real D. Luís Filipe.

Nesse fatídico dia (para uns, para outros nem tanto) 01 de Fevereiro de 1908 virava-se mais uma página da nossa história que corria a passos largos para a Implantação da República, desejada por muitos.

E eis que ainda que com a conjuntura conturbada que vivemos actualmente, a exasperação da nossa economia, a onda de criminalidade, as mudanças das pastas minesteriais...o feito de Manuel Buíça e Alfredo Costa está na ordem do dia.

Por acaso, ou sem o ser, D. Carlos foi um monarca que cativou a minha "simpatia"; não lhe podemos negar a facto de ter sido um bom diplomata, um homem extremamente culto e dotado de algumas outras virtudes...mas o que é certo é que há exactamente 100 anos atrás...não foi um bom dia para sair do Palácio; devia ter ficado uns dias de quarentena Sr. Monarca, sobretudo numa época em que o Republicanismo assumia já contornos muito radicais.

Não tenho nada contra a monarquia, mas também pouco tenho a favor; apesar de tudo prefiro viver neste nosso rectângulo à beira-mar plantado num regime republicano e democrático. Não digo que estaremos bem...mas a austeridade da monarquia é algo que me incomoda.

Enfim, terá sido um dia conturbado cujas consequências se reflectem nos dias de hoje. Mal por mal, pelo menos não temos que assistir a um duelo de capa e espada entre D. Duarte de Bragança e o fadista Nuno da Câmara Pereira a reclamarem o seu T5 lá para os lados do Palácio da Ajuda.

Comentários

Unknown disse…
Olá, podia agora deixar aqui um comentário sobre o regicídio, tipo tese de mestrado e etc. para ficares uma hora ou mais a ler. Mas não!
Venho mesmo agradecer o comentário que fizeste sobre as melhoras do meu irmão e exprimir a minha admiração por gostares de Miles; Coltrane e cia..
Li o teu blog e gostei muito, contêm uma sinceridade e uma beleza, que me prenderam e obrigaram a ler os posts todos, continua assim e estás sempre à vontade para ires ao meu e comentares, concordes ou não com o que escrevo, a finalidade do blog é mesmo essa, troca de ideias.
Fica bem
Pipas

Mensagens populares deste blogue

Já começo a sentir o cheiro a férias...

Embora esteja a braços com uma bela gripe de Verão; antes agora, do que daqui a uns dias.