Avançar para o conteúdo principal

Farta de Phishing

 Há uns dias li um artigo acerca do fenómeno em causa e as estratégias para que não se seja apanhado na malha. Na verdade, ainda nos tempos áureos das disquetes e daqueles vírus informáticos malucos, mas uns embriões comparativamente aos que temos hoje, fui instruída por um guru da informática que tipo de ficheiros poderia ou não abrir, de que tipo de emails deveria desconfiar, etc.

E na verdade estou sempre muito atenta e ainda não apanhei sustos de maior. Na minha empresa inclusive de quando em vez recebemos mails suspeitos, mas muito bem feitos com a finalidade de testar quem não cede à curiosidade e os abre ou, quem reporta como "phish". O castigo para quem não o faz é um curso online.

Até hoje nunca me aconteceu - estou expert em detectar mails suspeitos. Mas a verdade é que cada vez se torna mais difícil uma pessoa não se enganar; são emails vindos de endereços que nos são familiares, sms's dos CTT, da EDP ou da Worten, as corriqueiras do Banco, emails com questionários em locais onde até fizemos compras recentemente, mensagens de potenciais amigos com links....

A pandemia trouxe ao de cima o que de Hacker há em muita gente, está visto. Tem que se estar atento.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Já começo a sentir o cheiro a férias...

Embora esteja a braços com uma bela gripe de Verão; antes agora, do que daqui a uns dias.