Avançar para o conteúdo principal

"Tudo o que não se dá, perde-se"

Cada vez me sinto mais envolvida ao nível das emoções à minha mais recente conquista, o meu afilhado Benjamim.

E quanto mais me informo, quanto mais leio sobre os projectos que estão a ser levados a cabo por Angola, Moçambique, São Tomé...me sinto mais tentada a ajudar, a colaborar no que posso, para proporcionar um melhor dia-a-dia a estas nossas crianças.

Tive uma infância com algumas carências e até há bem pouco tempo tinhas os pensamentos egoístas de apenas me lamentar que a minha infância podia ter sido melhor; a minha mãe era muito jovem, o casamento dos meus pais fracassou muito precocemente e a vinda dela para um país que não a viu nascer dificultou também os seus primeiros tempos por cá...logo as dificuldades foram algumas.

Mas os bens essenciais nunca me faltaram, o vestuário, o meu quarto, mais ou menos brinquedos e a escola e mesmo assim tanto me queixei eu.

Olhando para estas crianças como o Benjamim, enche-me de emoção ver que com tão pouco, a dormirem no chão, a terem casas de palha, a não terem brinquedos e sem possibilidades de ir à escola, continuam a ter um sorriso e uma esperança num futuro melhor.

Que lição de vida nos dão os mais desfavorecidos e é com base nessa crença de que todos nós merecemos um dia de amanhã melhor, que estou com cada vez mais vontade de fazer mais e mais por quem de facto merece.

É para mim tão reconfortante saber que tenho um dependente; um ser humano que apesar de não ser carne da minha carne, de estar à distância de um Continente e de um Oceano, está cá presente na minha alma e tudo farei para que a sua história seja plena em conquistas. Uma conquista já ele conseguiu...o meu coração.

"O que mais dói na miséria é a ignorância que ela tem de si mesma. Confrontados com a ausência de tudo, os homens abstêm-se do sonho, desarmando-se do desejo de serem outros. Existe no nada essa ilusão de plenitude que faz parar a vida e anoitecer as vozes."

Mia Couto in Vozes Anoitecidas

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Já começo a sentir o cheiro a férias...

Embora esteja a braços com uma bela gripe de Verão; antes agora, do que daqui a uns dias.