Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de junho, 2022

Memories

 Há uns dias atrás estava de mini férias a tomar um belo pequeno almoço no hotel. Tinha por lá várias iguarias e pasmo-me como as pessoas têm capacidade para devorar uma série de coisas logo ao acordar, mas alarvices à parte o que mais prazer me deu foi comer queijo com marmelada. Fechei os olhos, comi e repeti...e por instantes pareceu-me ter a minha avó ao meu lado. Quando eu era miúda, ela fazia por vezes marmelada, e era deliciosa e eu, adorava comer assim um cubinho de marmelada, juntamente com um cubo de queijo. Aquela marmelada com queijo num hotel longe daqui, soube-me ao abraço da minha avó. Fez-me viajar até há décadas atrás, uns bons centímetros a menos de altura, sonhos de menina numa cabeça inocente, o cheiro da minha avó, a sua voz, aqueles olhos azuis magníficos e os mais lindos que já vi...e foi tão bom.
 O António Costa é teimoso, já todos sabemos e detesta remodelações. Mas até ele já se fartou do emproado do Pedro Nuno Santos. Bolas...já vai tarde!

Terminologias

 O assunto é sério mas não pude deixar de rir com a recente celeuma criada pelo Nelson Piquet. Talentos automobilísticos à parte, este indivíduo irritava-me. Eu era e serei até morrer do Team Senna, e naquela altura, em que se parava aos domingos de 15 em 15 dias a seguir ao almoço para ver mais um Grande Prémio, o Nelson Piquet para mim estava do lado dos maus e ainda por cima era feio. Bom, crush pelo Ayrton Senna à parte, este tipo era parvo.  E eis que estava tudo tão sossegado e levantam-se as vozes da contestação porque apelidou o Lewis Hamilton de “neguinho”. Ma-ra-vi-lho-so. Acho que com estes nadas, desviam-se as atenções do que realmente é grave e desadequado. Lembro-me que há muitos anos atrás namorei com uma pessoa cuja família era profundamente racista e ele, na verdade também o deveria ser, caso contrário não permitiria que se dirigissem a mim com mimos do género: no dia em que os pais me foram apresentados, a mãe e a tia virarem-se para mim e dizerem “não gostamos nada d

Este senhor...

  Não é desconhecido para quase ninguém de várias gerações Governou uma nação riquíssima que empobreceu às suas mãos Mas nunca deixou que nada lhe faltasse e aos seus Até tem um ar inofensivo e simpático Em tempos foi um dos grandes amigos do meu pai Foi estudar para a Rússia, Engenharia e o meu pai esteve lá pela mesma altura em Ciências Sociais e Políticas  Regressou ao seu país e ainda amigo do meu pai deram-se convívios  com ambas as famílias Era medroso (dito pela minha avó que o viu a ficar branco e "borrar-se" literalmente pelas pernas abaixo com medo dos tiros; já o meu pai era um corajoso e armava-se em herói) Não aceitava o progressismo, ideias inovadoras e humanistas e ajudou a lixar a vida do meu pai dando ordem para o silenciar por vários anos da pior maneira possível Teve tudo na vida...e agora está a caminhar a passos largos para o descanso eterno ...que este senhor com "s" minúsculo percorra o tal caminho de luz que acredito lhe vá ser muito difícil

As leis da atracção, só que em sentido inverso

 Facto: só atraio pessoas que não deveria atrair. Não me vou deter em divagações acerca de trastes e afins, que não tem interesse nenhum. É mais giro falar de coisas cómicas. Hoje estava eu a fazer “sala” enquanto uma colega fumava e aproxima-se um indivíduo que costuma deambular pela zona. Já toda a gente o conhece, vai pedindo aqui e ali, e vai abichando cigarros e uns trocos que se fossem para um café eram bem empregues, mas receio que seja para substâncias que agravam ainda mais o estado mental dele. Pois que hoje nada pediu: deteve-se literalmente ao meu lado por minutos intermináveis a olhar para mim, a sorrir e a balbuciar coisas que nem percebi. Ora, eu sou uma pessoa discreta, não sou nenhuma estampa, também não tinha nenhum objecto estranho a sair pela cavidade nasal, pelo que me pergunto o que será que ele viu hoje que lhe tenha chamado a atenção.  As minhas colegas estavam assim meio incomodadas com a presença sem saber o que fazer, eu fiquei na mesma até chegar ao ponto de

Há 12 anos atrás andava literalmente a arrastar-me

 Fazia muito calor nestes últimos dias de Junho, eu estava inchadíssima e com uma bebé de mais de 4kgs aconchegada no meu útero e a não querer sair, nem por nada. Tudo era uma interrogação, mas eu já a amava e nunca pensei que esse amor crescesse todos os dias. Mesmo quando me aborreço por questões do seu (mau) génio, o meu coração explode de amor por ela. E tenho uma menina de ouro em todas as acepções. Recebi há pouco a classificação final dela e se não havia dúvidas de que ela é uma menina com muito brio e uma inteligência acima da média, as notas de final de ano lectivo espelham a sua excelência. Nota final de 5 a todas as disciplinas! Que benção, que exemplo, que menina maravilhosa que tantas alegrias me tem dado. Parabéns Filha. Mereces tudo, mas acima de tudo, mereces a maior felicidade e realização do mundo.

Ter uma filha criativa

 Dá-me oportunidade para receber inesperadamente mimos destes feitos por ela: E eu fico tão grata por todo este amor. Mas também fico parva com o jeito desta miúda para as artes plásticas.  Nisto, não sai à mãe, embora o gene venha claramente dos lados do meu avô e alguns irmãos que se dedicaram à pintura e escultura. Temos artista! Mas acima de tudo é uma menina com uma sensibilidade e uma capacidade para amar, gigantes. 
 

Medidas de protecção aos mais vulneráveis. Onde estão!?

 De há 2 pares de dias a esta parte os nossos espaços noticiosos têm vindo a ser invadidos com a tragédia ocorrida com uma bebé de 3 anos. E eu, cidadã, mulher, socióloga e mãe estou chocada face a esta problemática. É impossível não ter uma reacção emocional face aos contornos que culminaram na morte de mais uma criança, numa altura em que se discute cada vez mais a vulnerabilidade dos mais desprotegidos: crianças, idosos, mulheres e todos aqueles que possam estar em minoria, seja por questões de raça, etnia, religião, orientação ou identidade sexual, etc. Honestamente deparo-me com uma ineficácia crescente das instituições em particular e da sociedade em geral, algo que há 2 décadas atrás e com menos recursos, parecia estar mais controlado. Não se trata do contexto social das vítimas e agressores, vai muito além disso.  Como cidadã e de uma forma directa ou indirecta eu própria já denunciei situações graves que não vi resolvidas. Seja com crianças, idosos….sei precisamente a quem me

E lá fomos ao Rock in Rio

 Não sendo de todo o meu género este tipo de festival mas sempre aberta a novas experiências e sobretudo porque gosto muito de Muse…lá fomos e posso dizer que Matt Bellamy nunca desilude, tem uma voz fantástica e aqueles agudos levam-me ao céu. Valeu a pena esperar pelo fim da noite, apanhar alguma chuva porque como sempre o concerto destes senhores foi muito bom.  De resto, o ambiente em geral não foi mau como eu imaginava, oferece actividades giras para miúdos e graúdos, existem espaços agradáveis e a minha filha vibrou com a experiência. E houve muito espaço para rir…até o Noddy encarnou em mim!

Em suma

 Cá em casa há de tudo. Quem coma, durma e não faça mais nada (Mr. Xá II). Quem faça uma série de tonterías,  seja endiabrada, tenha o olhar mais doce do mundo e esteja igualmente de férias até meio de Setembro (desgraçada). E depois existo eu que trabalho que nem uma escrava, ainda acredito que um dia me vai sair o Euromilhões, mas nem tempo para submeter a aposta tenho.

Fim de ciclo

 Para ela, uma vez mais foi peace of cake  e termina assim mais uma etapa escolar.  Vai para o sétimo ano a minha filha. Como é que o tempo está a galopar desta forma!? Olho para ela e ora vejo a minha bebé, ora vejo uma bela rapariga a crescer muito bem e cada vez mais bonita. Tantos desafios ultrapassados e tantos ainda nos esperam. Mas neste momento a minha alegria reduz-se ao facto singelo de que a partir de amanhã e durante os próximos meses não vou ter que me levantar às 6.45h da madrugada.

Quo-Vadis 19, esse grande malandro!

 Sim, é quo vadis é. Estou farta da palavra Covid que já não nos leva a lado nenhum, ou talvez leve, às trevas e ao desânimo. Portanto respondendo à pergunta, eu quero mesmo é fugir daqui para fora e sumir por aí. Anda tudo tão desaustinado que eu dou comigo a braços com desafios diários e a culpa é de quem!? Desse tipo viral. O que não se pode dizer o nome como o Voldemort do Harry Potter. Em suma: filha, a Drama Queen que por vezes tem razão para fazer drama. Pois embora tenha sido agraciada com o prémio de mérito referente ao aproveitamento escolar do ano passado, a verdade é que houve um “pequeno” lapso na escola e a bendita medalha ainda não chegou…ou chegou… Bom, é a expectativa dela, é a alegria dela e eu tomo as suas dores e tenho andado a perguntar pelo dito objecto. Hoje, ao ir buscá-la vejo-a com a Medalha reluzente na mão mas a face dela não espelhava propriamente uma emoção positiva. Oh diacho, mas então!? Escreveram mal o apelido? Desde que me escreveram mal o apelido no

Oh meu Santo António…

 Eu sei que faz parte da cidade, eu sou de Lisboa e gosto muito de o ser. Não me falem mal da minha cidade que é a mais bonita do mundo mas…ver escassos minutos das marchas populares é verdadeiramente deprimente, e está cada vez pior. Respeito imenso a tradição, o esforço e dedicação de todos quantos ao longo dos anos fazem a festa e proporcionam bons momentos a quem os aprecia mas….é um horror. A descoordenação, a desafinação, as letras muitas vezes sem qualquer nexo, a maior parte dos “padrinhos” que mais parecem os escrutinados para o Big Brother dos conhecidos…enfim…vale o esforço,  mas depois de ver o programa da temporada 2022/2023 da Gulbenkian…não tenho mais nada a dizer. Vou ali para os lados da Avenida de Berna, mas sem marchar.

Differences

 Temple of  Diana in Portugal (on top) and in Spain (below) Évora Mérida

Oh Yeahhhhh!!!!!

 

É uma menina interessantíssima

 Tem algo de mau génio. Muita determinação e cada vez mais tendência para refilar e não atender com facilidade ao que lhe digo. E sempre tive o hábito de lhe explicar os porquês mas ela…riposta, a maior parte das vezes sem se dar conta que o faz por pirraça. Mas tem um grande sentido de justiça, um coração gigante e uma generosidade extrema. Foi buscar à mãe a capacidade de amar e depois sofrer porque se cruza com pessoas que não sabem o que é o amor, mas acredito que vá ganhando traquejo para que quando cresça, não passe por grandes desaires e se afaste do que não lhe fará bem de uma forma precoce. Tenho fé! Acima de tudo é um ser humano com uma inteligência apurada. Consegue ter vários tipos de inteligência muito apurados e acima da norma, o que faz dela uma criança muito interessante, com muitos interesses e uma grande necessidade de saber, conhecer, descobrir. É desafiante. Dá luta, indaga, é inconformista por condição. Atenta, precisa, mas com alguns toques de loucura.  Não gosta

A visão do inferno

 Escassos minutos após sair de casa olhar para a placa de preços no posto de abastecimento e ver que a gasolina 95 está a 2.32€/litro. Belisquei-me porque ainda acredito que estou no início de um pesadelo e que em breve vou acordar.

Mas não deixa de ser memorável quando imbecis tentam fazer passar os inteligentes por estúpidos

 

The Queen

 Não será a Monarquia Britânica uma instituição mas sim a própria Rainha dado que, para quase toda a população mundial activa é esta senhora o símbolo máximo daquela nação porque já leva com 70 anos disto. E não podemos esquecer que se trata de facto de uma simpática old lady . Mas esta cobertura noticiosa que temos que suportar de há mais de uma semana a esta parte já chateia, é excessiva e não nos interessa para nada, for God sake! Sim, ninguém teve até hoje um reinado tão longevo mas….isto já é demais. Até porque em breve, dada a sua proveta idade a senhora vai falecer e por esta amostra, vamos aturar isto tudo outra vez com reportagens sucessivas do nascimento, casamento, visitas, vida dos filhos e antigas noras, blá blá blá…e o funeral. A sorte é que talvez ela seja mesmo imortal. Long live to the Queen.

E porque hoje é dia dos diabretes

 Que este sorriso se mantenha…sempre!

Mas a mão pequena já alcançou esta dimensão!?

 Uma mão bonita com longos dedos como a da mãe e do avô em formação! O morango também é um fenómeno e curiosamente adocicado.