Avançar para o conteúdo principal

Efeméride do Dia!

Mais importante ainda do que o dia 10 de Dezembro pode significar para mim e para os que me são mais queridos, não podia deixar de referir que se cumprem hoje os 60 anos da publicação da Declaração Universal dos Direitos do Homem.

"(...) todos os indivíduos nascem livres e iguais em direitos e dignidade."

Mas em 60 anos, embora seja de louvar a obra de entidades como a Amnistia Internacional, pouco se conseguiu alcançar, e estamos numa era de retrocessos.

Os interesses monetários estão acima de qualquer coisa, e se...muitas vezes nem o vizinho do lado se respeita, como se irão respeitar os pressupostos de tão ilustre declaração.

Aquando da sua publicação, o mundo tinha saído há pouco de uma Guerra Mundial, massificadora e devastadora em que os direitos humanos foram postos em causa.
Mas nestes 60 anos continuamos a assistir a atrocidades, crimes contra a Humaninade, desleixo para com o mundo em que vivemos.

Se cada um de nós fizesse o seu trabalho de parar para pensar, dedicar-se ao seu próximo e tentar que a sua passagem pela vida terrena fosse o mais serena possível, o nosso globo seria um melhor local para vivermos e nos dedicarmos uns aos outros.

É este o meu pensamento para hoje e a minha homenagem a todos aqueles a quem os seus direitos enquanto seres humanos lhes foram negados.

Comentários

Unknown disse…
Concordo plenamente contigo, a Declaração Universal dos Direitos do Homem, é o texto mais importante que alguma vez foi escrito, pena que seja tão pouco cumprido.
O Homem, infelizmente ainda não evoluiu o suficiente para transformar os actos em palavras.
Beijo

Mensagens populares deste blogue

Já começo a sentir o cheiro a férias...

Embora esteja a braços com uma bela gripe de Verão; antes agora, do que daqui a uns dias.