Avançar para o conteúdo principal

"Blindness"

Como apreciadora de cinema que sou e das grandes obras, não podia deixar de dedicar um comentário ao mais recente filme de Fernando Meirelles "Blindness".

É um filme que ainda não vi mas que visualizarei oportunamente, conheço tanto a obra que deu origem a esta película, como o realizador através do fantástico filme "A Cidade de Deus".

As minhas expectativas estão de facto num parâmetro muito elevado, mas também não espero menos do que suplantá-las, pois ter a honra de abrir o Festival de Cinema de Cannes não é para todos os realizadores nem tão pouco para todos os filmes.

Pessoalmente, e perdoem-me todos aqueles que gostam do escritor em causa, não gosto particularmente de José Saramago mas como tudo na vida e sem radicalismos à mistura, gosto de alguns dos seus escritos e de todas as obras que li, aquela que retenho é sem dúvida o "Ensaio sobre a Cegueira".

Uma realidade que, analisada daquela forma é muito interessante, uma crueza e ao mesmo tempo o fazer-nos pensar no que está escrito nas entrelinhas. Muito para além de um grupo de pessoas que ao ser "atacado" por uma rara epidemia que lhes ocasiona a cegueira total, pessoas essas que são depositadas num "armazém" para infectados; aí assiste-se a todo o tipo de relações humanas que se possa imaginar, mais ou menos dignas, mais ou menos honestas, mais ou menos aceitáveis.

No fundo com cegueira manifesta ou não, são as relações humanas do mundo em que vivemos e "o pior cego é aquele que não quer ver".

Acredito que o filme seja de facto extraordinário e faça jus à obra em que se inspirou; eu vou vê-lo e espero que os amantes da sétima arte recebam bem esta ob ra.

Comentários

Unknown disse…
Subscrevo tudo o que dizes, também estou cheio de expectativa sobre este filme, apesar de as críticas não serem unanimes sobre ele, mas o que interessa é se nós gostamos ou não.
Beijo
Pipas

Mensagens populares deste blogue

Já começo a sentir o cheiro a férias...

Embora esteja a braços com uma bela gripe de Verão; antes agora, do que daqui a uns dias.