Avançar para o conteúdo principal

E do nada, dou comigo a ter que explicar à minha filha o que é "trair"

Não, ainda não foi o dia para lhe contar a nossa história; embora saiba e queira perante mim própria que ela saiba a verdade, porque não irá sabê-la porque eu digo, há factos incontestáveis e provas irrefutáveis, mas tudo a seu tempo, como é óbvio.

Mas, a avó ofereceu-lhe um livro muito interessante: "O Papa Francisco fala às crianças".

A minha filha, que, como sempre gosta de uma boa leitura, lá quis que eu lhe lesse a história e comecei pelo S. Pedro, quem foi e o que fez. Embora a escrita do livro seja simples, tem que se descer aos 5 anos para associar as ideias e mesmo encadeá-las. Acabei por fazer alguns parêntesis   à história e falar-lhe um pouco dos 12 apóstolos de uma forma geral, que eram amigos de Jesus, que eram 12, o que quer dizer que Jesus tinha muitos "amigos", porque ter 12 amigos verdadeiros é obra.

Às tantas o livro exalta a parte em que Pedro nega o nome de Jesus por três vezes, mas que mesmo assim Jesus o perdoou, Pedro redimiu-se, fez do resto da sua vida uma exaltação ao nome de Jesus e à propagação da sua memória e dos seus feitos, dos seus dons e da sua bondade.

Foi aí que veio à baila a traição. E lá lhe expliquei que devemos ser bons e correctos com os outros, não mentir, não prejudicar ninguém, sobretudo os nossos amigos e familiares, os que nos são próximos...é com eles que devemos começar por fazer o bem.

E dei-lhe o exemplo; sou mãe dela e como mãe, sou tantas outras coisas para ela - se ela precisasse da minha ajuda, do meu apoio, que eu a defendesse e eu lhe virasse as costas, ou lhe mentisse, ela iria ficar triste.

E ela assentiu e disse:

"Mas tu não fazias isso, pois não mamã?"

Não, mas há pessoas que fazem; o Pedro, que era amigo de Jesus, fê-lo; e havia outro amigo que se chamava Judas e ainda fez pior...mas enquanto Pedro se arrependeu e depois, ao longo da sua vida com o seu comportamento provou estar arrependido, e por isso, e por ter feito o bem, hoje é o S. Pedro, o Judas não - mentiu, prejudicou, traiu, fez muitas maldades, logo não é Santo.

Lá ia repetindo que não se deve fazer mal aos outros e percebi que lá paira uma nuvem de alguma percepção do porque é que algumas pessoas não gostam umas das outras - isto de uma forma muito simples.

E termina assim:

"Mamã, eu não gosto do Paulo Pótas!"

Acho que estive 5 minutos a rir, e ela muito séria a repetir que não gosta dele. Ainda lhe perguntei se ela o conhecia, se ele lhe fez alguma coisa, se lhe mentiu...

"Não mamã, mas não gosto dele!"

Curiosamente, acho que ficou lá qualquer coisa, porque ainda perguntou se, sempre que ajudamos as pessoas, estamos a fazer o bem...


Comentários

Minhas Escolhas disse…
A tua míuda é demais!! :)

Mensagens populares deste blogue

Já começo a sentir o cheiro a férias...

Embora esteja a braços com uma bela gripe de Verão; antes agora, do que daqui a uns dias.

Folder "Para quê inventar" #6

 Também existe quem publicite "Depilação a Lazer"!  Confesso que quando olhei há uns dias para uma montra de um instituto, salão ou lá o que é de "beleza" fiquei parada por alguns momentos, não sabendo bem se deveria benzer-me, fazer serviço público e ir avisar as pessoas que aquilo estava mal escrito ou pura e simplesmente, seguir o meu caminho. Foi o que fiz, segui o meu caminho, porque na realidade não me foi perguntado nada, portanto não vale a pena entrar em contendas com desconhecidos à conta de ortografia. Mas...."depilação a lazer" é mesmo qualquer coisa! Para mim, não é mesmo lazer nenhum e posso confirmar que provoca até uma sensação algo desconfortável no momento, que compensa depois, mas daí a ser considerado lazer, vai uma distância extraordinária.

Esta "coisa" do crescimento que não pense que me vai tirar a minha bebé

 Completamente interligado com o meu post anterior está o facto de que não respeito datas para oferendas e se achar oportuno, fizer sentido ou pura e simplesmente me apetecer, fora de datas pré-definidas gosto de dar presentes (e também gosto de receber pois claro). E assim ocorre muitas vezes com a minha filha. Desta vez, já após a semana negra do Natal tive de ir à perfumaria comprar o meu creme nocturno e vi a miúda a deambular pelos corredores e a cheirar cartões.  Para bom entendedor, esta visão bastou. Então diz lá que perfume é esse que tanto cobiças - mas a minha cabeça, descendo à idade dela ficou nos Don Algodon, Kookaii, Estivalia que usávamos na época. Pois que me "apresenta" o Fame do Paco Rabanne. Mas isso é um perfume de senhora crescida pensei eu, mas nisto, os meus olhos focam a figura esbelta, o sorriso radiante, a pose e penso...pois, já tenho aqui uma menina a crescer é isso, que já não se fica com as colónias da Uriage e da Tous linha de bebé. Bom, lá peç...