Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de setembro, 2015

Quase 40 anos depois, a bebé nesta fotografia encontrou finalmente a enfermeira que cuidou dela - Globo - DN

São episódios destes que me fazem sentir ainda alguma esperança pela espécie humana; por um lado a enfermeira com um amor para dar indiscutível e por outro aquela criança que se tornou mulher ter um sentimento de gratidão tão grande por quem lhe fez o bem, mas que...podia passar por ela na rua e não se dar conta.... Uma lição para muita gente... Quase 40 anos depois, a bebé nesta fotografia encontrou finalmente a enfermeira que cuidou dela - Globo - DN

A minha Flautista de Hamelin

E lá veio mais um miminho para a minha Bébécas

Desta vez from Croatia!

Há 20 anos atrás

Enfim, a semana passada foi tão complicada que me passou literalmente ao lado a efeméride. Cumpriram-se na semana passada exactamente 20 anos desde o dia em que perante listas infindáveis de nomes, lá estava à frente do meu a tão desejada palavra "colocado" - tinha ingressado no ensino superior. 17 aninhos de vida e o cumprir de um objectivo que tinha traçado há uns tempos atrás. Tenho saudades daqueles tempos, do ISCTE de há 20 anos atrás, de algumas pessoas que conheci, do que aprendi, de experiências que vivi, e sobretudo de para aí no 3º ano de curso estar a desejar chegar ao final do 5º rapidamente e hoje, ao olhar para trás, perceber que passou tudo demasiado rápido. Saudades das praxes e da caloiragem confesso que não tenho - se havia algo que detestava eram essas festividades; do traje académico também não. É daquelas coisas que é bom usar naquele dia, sem a capa cortada, que a minha está intacta porque assim o quis, mas depois já não tem aquele significado. .

Dúvidas existenciais

A minha filha ultimamente anda afrontada; anda com dúvidas face não só à sua existência, como à existência dos restantes seres à sua volta. Primeiro questiona quem nasceu primeiro; depois, se lhe digo que fui eu, chora e insiste que foi ela. Depois vamos consultar os álbuns fotográficos e vê fotografias minhas grávida - ora, pergunto-lhe eu, se ela estava dentro da minha barriga, como é que pode ter nascido antes de mim!? Quer dizer, poder até podia, mas para falarmos sobre isso teríamos que abordar os pressupostos da Filosofia Espírita e seria demais para aquela cabeça pequena. Depois pergunta se eu e a minha irmã estivemos na barriga da minha mãe, e em que barriga é que a minha mãe esteve; mas o fim da picada foi mesmo perguntar quem esteve na barriga do meu pai! Lá lhe expliquei que os bebés, sejam meninos ou meninas só estão na barriga das mamãs, porque a barriga das mamãs é que cresce. A seguir: "E como é que o dôtôle me tilou da tua barriga mamã?" Lá lhe e

Ora bem, uma coisa leva à outra

Ontem, estávamos em casa depois do almoço, na ronha no sofá, e ao fazer zapping parei na TVI - estava a dar um daquelas programas que demoram a tarde toda em que vão os cantores popularuchos de Portugal e arredores. Preparava-me para mudar de canal e deparo-me com uma dupla "sertaneja". Pergunta assim a minha filha: "Mamã, aqueles são cowboys não são?"

Serviço pós-venda top!

Há umas semanas atrás deparei-me com o meu relógio Michael Kors parado. Fiquei chateada, fiquei mesmo; aquele relógio é a "menina" dos meus olhos. Estranhei porque normalmente as pilhas de origem duram imenso tempo e o relógio tem pouco mais de um ano mas, em boa hora fiz o que me aconselharam na altura em que foi comprado. Mesmo que suspeitasse que fosse para mudar pilha, levá-lo à loja onde foi comprado. E assim foi - nunca pensei é que me dissessem que o relógio tinha que lá ficar, podia demorar até um mês porque tinham que o mandar para a marca, pois a mesma não permite que mesmo eles, sendo representantes, manipulem os relógios. Pensei - gente fina é outra coisa! Bem, hoje lá me ligaram para ir buscar o bicharoco, demorou menos de 1 mês, era de facto pilha e...oferta da marca, não tenho que pagar nada. Assim uma pessoa até tem vontade de ir lá comprar outro ;)

E como este vestido não é nada o meu estilo ;)

Lá me desgracei! Uma pessoa sai à rua e é isto...

Os livrinhos escolares da minha filhota

Neste que será o último ano do pré-escolar e que por isso o preço dos livros/material escolar ainda é acessível, lá fui à Fnac e trouxe estas maravilhas: Matemática e Linguagem Oral e Abordagem à Escrita - está toda entusiasmada e por sorte é com o Alfa, um velho conhecido de anos anteriores!

Para a minha filha...completamente irresistível!

by Mayoral

Mar azul

Isto sim, é um ritmo como deve ser; esta música é qualquer coisa! Não me ponham a dançar Kizomba que já sabem que eu não gosto, agora este ritmo sim, isto já posso dizer que me está no sangue!

Estou com mau feitio

Demorar exactamente duas horas para percorrer de carro cerca de 30 quilómetros, sobretudo sendo esse trajecto ao final do dia, do trabalho para casa é de destruir a paciência de um Santo. Mas que raio se passou hoje caramba!

Ao almoço...como não faltava mais nada

Estava eu na esplanada a almoçar com umas colegas e senta-se ao meu lado uma senhora de etnia cigana; todos os que me conhecem sabem que o meu Santo não bate com o Santo das senhoras ciganas que andam na rua a atormentar quem passa. Já tive experiências muito positivas, por exemplo a altas horas da madrugada sozinha com a minha filha na Estefânia e quem me valeu foi um casal super prestável. Mas o meu problema é com as senhoras que atormentam os outros que estão sossegados na sua vida. Pois que a senhora de hoje queria vender perfumes de "marca", marca essa que eu nunca ouvi falar na vida. Virei-me estrategicamente para o lado oposto, e a senhora não me abordou; mas abordou as minhas colegas....e acompanhou-nos a hora de almoço toda. Eu já não estava a aguentar com a ladainha, e as minhas colegas repetiram mais de 100 vezes que não queriam e ela insistia. Os "perfumes" começaram numa base de licitação de 35€, no fim já os despachava por 10€ para ter dinheiro p
Despedi-me do corpo da minha Madrinha, daquela matéria que já nem sequer era ela...um corpo macerado, sem cabelo, inchado, desfigurado, uma cicatriz ao longo da cabeça, sem expressão...e ver-nos nas fotografias do meu baptizado em 1982, ela tão airosa, tão bonita. Nunca pensei numa coisa destas, nunca se pensa - mas ver a minha Madrinha como ficou é algo inexplicável. A minha avó morreu com um cancro, mas não perdeu as feições dela - a minha Madrinha até isso perdeu. Despedi-me, perante aquela urna disse-lhe que nos voltaremos a encontrar; toquei-lhe na esperança de não passar tudo de um pesadelo, mas era real, ela estava gelada. Alguém achou por bem trazer a peruca (do que as pessoas desocupadas se lembram nestas alturas), mas o facto é que dou a mão à palmatória e ela ficou melhor....ao longe, muito de longe e pelo canto do olho, via-se a pontita do nariz e parecia estar a dormir. Não pude ficar mais tempo, não quis ficar mais tempo; chegam as pessoas do costume com perguntas p

O Outono é tramado

Confesso que é uma época do ano de que gosto, gosto das tonalidades das árvores, dos dias meio sombrios, mas que por vezes nos reservam surpresas, das castanhas, das lareiras a começar a fumegar, de me apetecer comer coisas mais doces mas, como dizia a minha avó, é a época da queda das folhas por excelência e de facto as pessoas de que mais gosto partem invariavelmente nesta época. A minha madrinha agora, a minha avó foi a 06/10 e uma ou outra pessoa que faz parte do meu percurso - enfim, começo a associar o Outono a uma época de muitas mudanças, sendo a maioria delas definitiva demais.

A minha Madrinha partiu

Partiu desta vida aos 22 dias de Setembro de 2015; jamais a esquecerei. Os momentos que passámos, as férias em Castelo de Vide quando eu era miúda, os mimos, o apoio que me deu nas piores fases da minha vida, o conforto nas longas horas de trabalho de parto em que tudo me faltou, mas ela esteve sempre ao meu lado, enquanto a deixaram e embora estivesse mais nervosa do que eu. A forma sorridente com que sempre me aturava, mesmo nos meus momentos mais dramáticos e aquelas coisas meio loucas que dizia para me dispor bem - humedeceu-me os lábios, acariciou-me, foi a primeira pessoa a seguir a mim a ver a minha princesa, foi ela que lhe deu o primeiro banho em casa...enfim...tantas e tantas coisas nossas e que passámos juntas que jamais esquecerei. Aquele corpo que ali jazia estava em grande sofrimento, eu sei - hoje, que até vim trabalhar para o escritório de Lisboa ia estar um bocadinho com ela; estranhei que ao ligar para o Hospital, como faço/fazia todos os dias ninguém me atendia

Pretty in pink

A miúda é engraçada

E de facto sempre elogiaram muito a forma como eu a tenho arranjadinha. Gosto de a ter assim, ainda por cima as meninas têm um leque de opções admirável. Hoje foi de vestidinho rosa e amarelo, com sapatinhos de verniz rosa; de qualquer modo as Menorquinas foram no saquinho dela, porque sapatos de verniz no recreio do colégio é um crime. A educadora quando a viu agarrou-se a ela e disse logo que tinha chegado a princesinha. E ela a fazer charme, com a trança que lhe fiz a dizer que é igual à da Elsa! Vamos lá ver se ainda lhe consigo tirar a fotografia da praxe mais logo, para mais tarde recordar ;)

Uma pessoa sacrifica-se por um filho...e de boa vontade

Ando bastante aflita da coluna há já algumas semanas mas, a situação começou a piorar na passda quinta-feira. Ao ponto de estar a tomar Voltaren 50mg, emplastro nas costas, mas a situação está grave; a minha filha pede-me colo, não sei com que forças o fiz, como é que me consegui endireitar e levá-la da sala ao quarto, mas consegui...agora estou aqui no estado acima do "que nem posso", mas, valeu a pena. Este prazer já ninguém nos tira!

No refugo dos saldos, e cheia de saudades dela que tardava em chegar da casa do progenitor

Trouxe-lhe estes miminhos: by Lanidor Kids by H&M, para crescer ainda mais a paixão pelo Frozen! Resultado, criança toda babada!
Lá estava a minha Madrinha, apesar de tudo serena. Confesso que da última vez que a vi, na passada quarta-feira, não achei possível vê-la hoje com vida...mas vi. Apesar de estar a fazer o seu trajecto, em coma, é forte, e aquele coração vai aguentando. É muito triste vê-la assim...

Explicar o funcionamento do aparelho digestivo a uma criança de 5 anos

A minha filha faz-me cada pergunta - excluí os movimentos peristálticos, o quimo e essas coisas. Limitei-me a dizer que depois de mastigado o jantar vai para a barriguinha que depois demora umas horas a envolver tudo, e que a isso se chama digestão - uma parte é para ajudar a crescer para não ficar doente e a outra é para fazer cócó! Não consegui fazer a coisa mais bonita!

Memórias.....a Vida....

...Madrinha...

Com o meu barrigão e a Ritokas tranquila e a minha madrinha Guida; que saudades que já sinto de tudo o que passámos, sentimento de gratidão e com a certeza de que não se vai operar um milagre. Mas anseio que nestes últimos momentos de vida percorras o teu caminho em paz e com a maior das serenidades. O meu coração está contigo Madrinha.

Deparei-me com esta maravilha hoje

Longe de imaginar que ao me dirigir a uma empresa de joalharia e relojoaria lá tinham esta obra - e...não estava à venda :( Mas deliciei-me! 200AC

...e que dificuldades, e que dores, e que desilusões, e que problemas....

Mas pela minha filha, tudo tem valido a pena!

Sem nunca esquecer a minha Avó

Hoje, "celebra-se" o Dia Mundial do Linfoma, e, tendo perdido a minha avó para um LNH, seria impossível deixar de a mencionar neste dia. Saudades suas, muitas....

NBU – Novos Bimbos Urbanos uma versão Miguel Esteves Cardoso séc XXI

"> NBU – Novos Bimbos Urbanos > São urbanos. São entre os 30 e os 55 anos. Têm cursos superiores. São já tendencialmente dependentes dos smartphones e i-phones e das Redes Sociais. > Vivendo num constante vazio, para se sentirem integrados nesta sociedade que se quer global, aderem a modas fáceis, em busca de felicidade efémera que se desfaz como o fumo. >  São conhecidos como os NBU ou os Novos Bimbos Urbanos. > 10 modas: Gin, Sushi, SWAG, Selfie sticks, etc. > Vivemos num mundo de modas e de gostos influenciados pelos media. Sempre assim foi, agora é ainda mais devido à velocidade e visibilidade que a Internet veio dar a todas as novas tendências. Vamos lá então falar das modas  que andam por aí > Gin > Sim, aquela bebida que era a dos nossos pais e que era servida com água tónica e, nos sítios mais finos, com uma rodela de limão. Essa bebida que ninguém gostava e que era azeda, está na moda. Nas prateleiras dos hipermercados, onde outrora havia

Ao jantar

Estavamos a comer comida mexicana; a refeição dela mais leve. Queixou-se porque não estava a comer o mesmo que eu, ao que lhe disse que o meu prato era picante. "Mas deixa-me pová-le mamã" Lá lhe dei um bocadinho e disse que gostou :), mas que mesmo assim preferia o dela. Ela é lá pessoa para dar o braço a torcer ;)

Não resisti em partilhar

Ainda consegui apanhá-las em azul escuro, e são lindas :)

Não sei é se ainda as calço este ano!

Nada como uma pausa antes do almoço com as amigas do peito...

Sim, antes de ser mãe a esta hora num sábado eu estava a dormir :)

Hoje já acordei ainda não eram 8 da manhã, já brinquei, já a levei à aula de Inglês, já voltámos, já fiz 1001 coisas, a maior parte delas porque.....sou MÃE!

A 3 meses de completar os meus 38 anos

Ando completamente "descadeirada". Só eu é que sei o que me custa dar banho à miúda, pegar nela para a tirar da banheira e tudo o que daí advém. As dores na coluna estão cada vez mais intensas e os quase 22 quilos de peso da criatura não ajudam. Era tão bom quando ela era mais pequena e eu fazia tudo na bancada/banheira.

Realmente cada um "é para o que nasce"

Analisando muito sumariamente a minha herança genética, ninguém diria que não gosto e até me irrita ouvir ritmos do tipo Kizomba e Kuduro e demais ritmos começados com K e outras letras do alfabeto - no outro dia até me falaram em qualquer coisa que se assemelha a "atarrachar" e para mim tudo isso é medonho. Pois bem, a seguir à Valsa, que para mim é a dança mais bonita de todas, gosto imenso de ritmos latinos e Samba - não o Samba de salão, o Samba puro e duro dos tempos do Pixinguinha.E, como não poderia deixar de ser, Tango e Ballet Clássico. Agora Kizomba não me diz rigorosamente nada, já me chateia ouvir os senhores a tocar permanentemente na rádio, mudei de estação há cerca de um ano porque já não aguentava o Anselmo Ralph e companhia. Não vejo beleza naquela dança, chateia-me mesmo. Mas não podemos gostar todos do mesmo. Por outro lado, a minha irmã, alva como a cal, de olhos azuis e sem herança genética negra é feliz a ouvir e a dançar esses ritmos, e na reali

Dos filmes de que mais gostei

Quando li o livro, devorei-o ávidamente, e espero que a minha filha um dia também se deleite:

Gosto muito de lhe comprar roupas na Lion of Porches

E hoje vi lá estas botas e adorei; é que iam ficar a matar à minha miúda!

Ora bem

Então a famosa D. Branca também estava estabelecida na Abade Faria??? Eu que passo tanto tempo para aqueles lados e não sabia da permanência destas figuras notáveis!

Confesso que não me causou a reacção que causou à maioria das pessoas

Tudo bem, o meu sentido de humor, ou falta dele, tem as suas peculiaridades. Não achei digno sequer de comentário...o jovem com um ar imberbe a tentar entregar uma pizza, depois de já terem encomendado comida italiana a sério, quando existe uma pizzaria por acaso simpática ali na rua...não sei, não encaixou... Afinal tinha razão :) http://visao.sapo.pt/afinal-ninguem-chamou-o-homem-da-pizza=f829948 ...e no dia a seguir pediram uma pizza da Domino's, onde eu almoço algumas vezes e que, não fosse o gerente gritar estridentemente quando entramos "Bem vindo à Domino's" até era uma cadeia de fast food porreira!
Acabei de ler agora no JN uma notícia acerca de uma "miúda" que entrou na Faculdade de Arquitectura do Porto com média de 20 valores. Tenho 2 palavras: Que maravilha! E mais 3: Que rica filha!
Pode parecer pura divagação, mas não o é, de todo. Custa-me como ser humano testemunhar em primeira mão que as pessoas ou não têm sentimentos, moral, compaixão, respeito, e custa-me também que outras o adquiram após sofrerem alguns desaires na vida. Tal como a Terra que é redonda, tal como as marés, que vão e vêm, Charles Chaplin já o dizia - "a vida é um palco de teatro que não admite ensaios." É impossível ter-se uma vida plena e recheada de tudo de bom, tal como o contrário - há e haverão sempre momentos melhores e piores e se na nossa existência não aprendermos a ser pessoas melhores, estivemos cá em vão, apenas isso. Acho que o sofrimento que algumas pessoas imputam a outras em vida, sofrimento esse desnecessário, não tem perdão. Fazer por vingar esse sofrimento, também não vale a pena, mas o sofrimento deixa marcas profundas e há factos inesquecíveis, até por serem ou terem sido praticados por quem menos esperávamos. Se me perguntarem, ou me dessem a escolher

A minha filha está neste momento a ver a "Ovelha Choné"

Desta vez foi com a tia e a avó!

Agora aproxima-se de mim com esta cara

Levanta os braços e diz: "Mamã, xou um mochêgo!"

SCORPIONS - ALWAYS SOMEWHERE

Bébécas

Vacinas dos 5 anos - Feito! Preparei-a de que era só uma picada rápida, nada comparado com tirar sangue. Just in case ficou ao meu colo, assim numa posição a lembrar a de amamentação, mas a rapariga portou-se bem, quis ver e tudo! O problema foi ao ver que ia levar uma 2ª vacina - dizia ela: "Outa não, não quélo!" - aí já não me limitei a ampará-la, tive mesmo que a segurar com mais firmeza, mas nada de muito atemorizante. Rematou assim: "Mamã, nunca mais venho aqui!" E já está, por esta vez - do plano de saúde só volta aos 10 anos; aguardo por parecer acerca da Bexsero.
E depois de uma série de dias com um surto alérgico daqueles feios, o nariz cortado de tanto me assoar e já nem me lembrar há quantos dias ando nisto, parece que finalmente está a querer acalmar...vejamos...

Quero acreditar!

Manhã de parque!

José Sócrates libertado. Ex-primeiro-ministro deve sair da prisão ainda esta sexta-feira - Portugal - DN

Desculpem lá, mas o homem é charmoso...assim vem para casa, para Lisboa e está mais perto :) Ressalvo que se cometeu crimes deverá pagar por eles, mas não concordo que para uns sejam aplicadas medidas de coacção mais suaves para a mesma tipificação de crime....Salgados e Cª... José Sócrates libertado. Ex-primeiro-ministro deve sair da prisão ainda esta sexta-feira - Portugal - DN

Ainda existem pessoas decentes

Ontem, no regresso a casa antes de ir buscar a minha "bebé", estava eu num troço em modo pára-arranca quando me apercebo que um senhor numa carrinha do tipo Ford Transit me buzinou umas duas vezes e estava a querer interpelar-me. Bem, atendendo ao facto que estavamos em faixas distintas, cada um na sua mão e sem stresses, a primeira coisa que pensei é que o homem estava a querer conversa - uma pessoa já anda tão farta de gente ordinária que sinceramente. Mas perante a insistência, olhei assim pelo canto do olho, pelo aspecto do senhor até me pareceu uma pessoa pacata, abri ligeiramente o vidro e fiquei assim meio desconfiada para perceber o que se passava - como estas situações são todas muito rápidas, ainda olhei pelo retrovisor e aparentemente estava tudo tranquilo com o carro - não via fumo, nem portas abertas, bagageira, etc. Enfim, o senhor então estava ali todo preocupado em alertar-me que estou sem 2 stop's. Só funciona pelo que percebi o do meio. Ainda há

"Óla mamã, o meu boneco de neve!"

Molly Bair. 'Uma nova maneira de olhar a beleza' - dn - DN

Ora aqui está um caso em que um conjunto de atributos bonitos, podem não resultar tão bem num rosto...ou exactamente o oposto. A miúda tem os olhos bonitos, as sobrancelhas bonitas, o nariz bonito e a boca também - no conjunto fica estranha, não a acho feia de todo, mas é uma beleza discutível. O que de facto não gosto no rosto dela, são as orelhas. Mas...tenho a pancada das orelhas pequeninas e perfeitinhas como as minhas e as da minha filha :) Molly Bair. 'Uma nova maneira de olhar a beleza' - dn - DN

E o coração da minha mãezinha ficou mais sossegado, pelo menos por agora

Uma pessoa não tem a vida nas mãos, e de facto a minha mãe lida de uma forma muito particular com as questões relacionadas com a saúde, ou falta dela. Sei o porquê, todo o processo oncológico da minha avó deixou em todos nós marcas profundas, e à mãe ainda mais, por ser a única filha, mas...cada vez mais lido com estas coisas de uma forma "inevitável". É o que temos mais certo, ninguém cá fica, e sinto que já sofri na vida um bom bocado, sei que existem pessoas que sofrem e sofreram muito mais do que eu, mas tenho a noção que em termos de saúde, no meu caso, o pior ainda está para vir. São aquelas coisas que não se sabem, mas sentem-se. Apenas rogo que todo o mal que tenha que acontecer seja para mim, e não para os meus; lido bem melhor com o meu sofrimento do que com o sofrimentos das pessoas de quem gosto. Adiante, lá me ligaram do Hospital da Luz a informar que podia ir buscar o resultado da minha biópsia e que a médica me dispensava de lá ir, por este motivo, claro.